Sesimbra

«Bibliotecas de Praia» em destaque em Sesimbra até 31 de Agosto

O Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra, freguesia do Castelo é, até ao fim do mês de Agosto, palco da iniciativa «Bibliotecas de Praia».

Neste projeto, com mais de 30 anos de existência, os visitantes podem ler livros infantis, juvenis e de adultos, na língua portuguesa, inglesa, francesa, alemã ou espanhola. Estão disponíveis áreas da literatura, como banda desenhada, ficção científica, romance e ainda jornais e revistas diárias.

O projeto, que se alarga a vários outros espaços balneares a nível distrital, como a Praia do Ouro, Califórnia, o Moinho de Baixo, a Lagoa de Albufeira, o Parque da Vila, tem contado com 450 títulos apenas no Parque Augusto Pólvora, desde o passado dia 3 de Julho.

No exterior do espaço verde, existe um espaço de leitura, onde tem sido dinamizado um programa de atividades de promoção à importância da leitura, através das «horas do conto», oficinas de expressão plástica e ateliers que visam proporcionar novos conhecimentos, estimular a curiosidade e a criatividade e fortalecer a capacidade de imaginação dos leitores.

A iniciativa tem integrado a candidatura «CLDS 4G Sesimbra, Família +», que tem como objetivo aumentar os níveis de coesão social e aproximar as várias faixas etárias nas freguesias do concelho de Sesimbra, criando projetos e ações que ajudem a essa mesma meta.

A Ecobiblioteca é uma das novidades no parque sesimbrense para a edição de 2023. A ideia é a sensibilização para a leitura e também para dezenas de atividades lúdico-pedagógicas, com o espaço a ter uma zona exclusiva para livros e publicações relacionadas com o ambiente, ecologia e a natureza. O objetivo é sensibilizar e informar os leitores para a importância das questões ambientais, da tomada de atitudes que sejam corretas para o ambiente e ainda da importância da preservação do planeta.

Eventos como o atelier «Passarinhos a Voar em Sesimbra», a hora do conto «Há Mar e Mar … e Muitas Histórias para contar», a ação de educação ambiental «Livros com Comportamento» vão acontecer neste espaço.

Nesta semana, destaque, na quinta-feira, para «Oficina Postais com Memória», evento dinamizado pela Área Educativa do Arquivo Municipal de Sesimbra, pelas 18h00. Ainda «Notícias de Última Hora», na sexta-feira, também pelas 18h00; «À Conversa com a escritora Ana Matos e as ilustradoras Mariana e Margarida Cruz», autoras do Livro «Viagem no Mar de Sesimbra», este sábado às 18h30.

Ainda um «Atelier de Educação Ambiental – Livros Com Comportamento» que finaliza a semana, no domingo, e vai para o ar às 18h00.

Este espaço faz parte do pacote de medidas da autarquia, em especial com a criação de bibliotecas de praia e de jardim, projeto que é pioneiro, bem como a Feira do Livro, o apoio às bibliotecas escolares e a construção de uma nova divisão na Biblioteca Municipal na Quinta do Conde.

A iniciativa “Bibliotecas de Praia”, bem como “As Bibliotecas de Jardim”, está disponível para o público-geral todos os dias até ao fim do mês de Agosto em dois horários: entre as 11h00 e as 13h00 e ainda entre as 16h00 e as 20h00.

O Parque Augusto Pólvora é um espaço verde com um tamanho superior a 5 campos de futebol (5,5 hectares de espaço) e divide-se em zonas de descanso e lazer ligadas por um percurso pedonal. Tem ainda a particularidade de estar localizado a 4 quilómetros de distância da Vila de Sesimbra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *