Barreiro

Barreiro | Recolha de resíduos por App e novo serviço de recolha seletiva no Mercado 1.º de Maio

Os munícipes do concelho do Barreiro vão ter disponível um novo separador na App ‘Aqui Barreiro’ exclusivamente dedicado à temática dos resíduos, informa a Câmara Municipal, que aponta que esta solução estará disponível «brevemente».

A APP resulta de uma candidatura ao Programa ‘Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2022’, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, e visa reforçar a comunicação com os seus munícipes.

A aplicação ‘Aqui Barreiro’ pode ser descarregada gratuitamente para os sistemas Android e iOS e irá permitir verificar a localização dos pontos de deposição de resíduos mais próximos de si, o calendário de recolha seletiva de biorresíduos, para as zonas onde este serviço se encontra disponível, e diversas informações relacionadas com resíduos.

A estratégia de comunicação desta iniciativa passa igualmente por ações de sensibilização nos mercados municipais, diretamente dirigidas aos consumidores, assim como nas escolas, de forma mais lúdica, através de um jogo de tabuleiro gigante, em que as crianças percebem, na prática, que cada gesto conta na redução, separação e reciclagem do lixo.

Também os concessionários do Mercado 1.º de Maio têm agora disponível o serviço de recolha seletiva de biorresíduos – restos alimentares, que foi iniciada no dia 22 de Novembro pela autarquia.

Foram disponibilizados contentores de 40L para incentivo da separação dos biorresíduos e realizadas em ações de sensibilização a cada um dos concessionários.

A recolha seletiva de biorresíduos no Mercado 1º de Maio integra uma operação cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão, que permitiu a implementação de um sistema de recolha porta-a-porta em zonas piloto das Uniões de Juntas de Freguesia do Barreiro e Lavradio, do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, de Palhais e Coina e da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *