Barreiro

Barreiro | “Para nós o Chalana era Barreiro da cabeça aos pés”

O presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista, revelou o sentimento pessoal em conjunto com o da autarquia, ao Diário do Distrito, sobre o falecimento do ex-jogador de futebol, Fernando Chalana, que foi nascido e criado no município.

“O Chalana morreu e nós os simples mortais, despertámos estremunhados com uma frase que nos dá um murro nas entranhas. Como bem escreveu o Vítor Belanciano, que aliás nunca soube escrever mal, se Chalana será para milhões sinónimo de Benfica, para nós o Fernando era Barreiro da cabeça aos pés”, disse o presidente da Assembleia Municipal.

André Batista menciona que, no últimos anos, Fernando Chalana “lutou contra um destino muito exigente”, mas que esteve sempre “ladeado de amor e apoio”. “Testemunhei-o muitas vezes e, ainda recentemente, quando participei no seu aniversário no Museu Cosme Damião. Sorrindo, soprou as velas. Simulou a passada curta de quem bate um livre imaginário. Olhou o infinito e voltou a sorrir-nos. Tenho a certeza que aquela bola entrou”, recorda com emoção nas palavras André Batista.

Nascido a 10 de fevereiro de 1959, Fernando Chalana foi um ícone do futebol português e mundial. Faleceu na madrugada desta quarta-feira e deixou um legado que não será esquecido, nem por Portugal e muito menos pelos barreirenses.

“Pegou numa bola no Futebol Clube Barreirense e levou-nos com ela a dar a volta ao mundo. O pequeno genial viveu. O pequeno genial viverá”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito