Barreiro

Barreiro assinala Dia Mundial da Água com lançamento de Task-Force

A Câmara Municipal do Barreiro celebra o Dia Mundial da Água, que se assinala hoje, com o lançamento da Task-Force para a poupança de água, um projeto que consiste num Plano para a poupança da água.

O projecto, explicado pelo vereador Carlos Guerreiro, responsável pela área das Águas e Saneamento, pretende reduzir, em dois anos, 20% a água utilizada para rega (Município e Freguesias); reduzir, em dois anos, outros consumos próprios em 5% (Município e Freguesias) e reduzir, em dois anos, globalmente, o consumo per capita em 5% (consumo municipal, atividades económicas, população, instituições: todos os tipos de consumo).

As iniciativas tomam em conta o facto de que a situação nacional face aos recursos hídricos é de escassez em cerca de 2/3 do território, e embora em toda a Península de Setúbal não exista ainda ‘sinais de alarme’ «interessa agir no curto, médio e longo prazo, com o objetivo de contribuir regionalmente para um Ciclo da Água mais Natural e Sustentável».

Segundo o Vereador, a Água da Torneira do Barreiro é de «excelente qualidade. Prova disso é o facto de Município do Barreiro ter recebido nos últimos anos o Selo de Qualidade – Água para consumo humano, atribuído pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos. Devemos, por isso, consumir água da torneira com toda a segurança. Mas também devemos consumir água da torneira com toda a responsabilidade.»

O Barreiro aderiu ao Acordo Cidade Verde, e como tal, existem vários objetivos e ambições – um deles é poupar o principal recurso – a água.

De forma a implementar este projecto e a poupança, o município, as Uniões e Freguesias realizarão ações concretas no concelho, que passam por continuar com a implementação do Plano de Gestão de Perdas e Energia; automatização e otimização de sistemas de rega; intensificação da utilização de árvores e espécies autóctones em espaços verdes, menos consumidoras de água; intensificação da colocação de contadores em espaços verdes; intensificar a pesquisa ativa de perdas por forma a reduzir a água que se perde por roturas; intensificar as ações de pesquisa de usos indevidos/furtos de água e aumentar as ações de comunicação e sensibilização.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *