AtualidadePaís

Autarquias com direito de preferência na compra e venda de casas penhoradas pelo Fisco

O novo Orçamento de Estado, aprovado esta sexta-feira no Parlamento, inclui uma proposta do PCP na qual a Autoridade Tributária e Aduaneira passa a estar obrigada a comunicar aos municípios os dados sobre imóveis penhorados por dívidas fiscais.

Desta forma, as autarquias passam a ter direito de preferência na compra e venda de habitações penhoradas pelo fisco por dívidas fiscais.

A proposta, a primeira que os comunistas viram aprovada neste processo de especialidade, foi viabilizada nos seus primeiros quatro pontos com os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PAN. Já o PSD, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra.

«O município em cujo território se situe prédio ou fração autónoma penhorado no âmbito de processo de execução fiscal, tem direito de preferência na compra e venda ou dação em cumprimento, graduando imediatamente acima do direito de preferência», determina a proposta.

A Autoridade Tributária e Aduaneira fica obrigada a comunicar ao município, por carta registada vários detalhes sobre as casas penhoradas que quer vender, nomeadamente, o projeto de venda indicando o preço o prédio; a identificação discriminada do objeto penhorado e outras condições de venda.

Por sua vez, a Câmara Municipal tem trinta dias para responder e se esta resposta não chegar, considera-se que a proposta não foi aceite.

«Se o valor da venda ou dação em pagamento for inferior a 85% do valor base do imóvel, o Município terá de ser notificado por carta registada com aviso de receção para exercer em definitivo o direito de preferência nos precisos termos da venda», refere ainda a proposta.

Já a parte da proposta que previa que os imóveis adquiridos pelos municípios no âmbito deste processo seriam destinados a programas de renda apoiada ou de renda condicionada foi chumbada, uma vez que apenas o PCP e o BE votaram a favor.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *