MundoPaís

Associação Zero alerta para impacto na desflorestação em Dia Mundial do Café

Esta sexta-feira, 14 de Abril, assinala-se o Dia Mundial do Café, mas a Associação Zero alerta para o impacto de uma das famosas bebidas do mundo ao nível da desflorestação mundial.

«O café, uma das bebidas mais populares do mundo, tem um sabor amargo quando se trata do seu impacto na desflorestação» frisa a Zero.

«A crescente procura global por café tem levado à expansão desregrada de plantações em muitas partes do mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais.

Muitas vezes oculta, a desflorestação associada ao café não é um problema isolado. É parte de um sistema maior de produção agrícola em larga escala, que muitas vezes coloca o lucro e a produção em massa acima dos princípios de sustentabilidade ambiental e social.»

Mas não pense que vai ter de ficar sem a sua bebida para defender o ambiente, porque a Zero defende um conjunto de propostas para o regulamento para produtos livres de desflorestação, que está prestes a ser adotado.

Neste regulamento, é defendida a implementação de sistemas que garantam que o café é produzido com recurso a práticas sustentáveis e de comércio justo.

O consumidor, na compra do produto, patrocina também toda a cadeia e a conscientização é essencial para o fazer de forma informada.

No seu site, a Zero deixa ainda uma calculadora que permite a cada pessoa calcular o seu «peso» na desflorestação, tendo em conta o número de cafés que tomamos a cada dia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *