Atualidade

Assembleia Municipal de Setúbal discute morte de Golfinhos no Sado e Centro de Saúde em Gâmbia, Pontes, Alto da Guerra

Pedro Vietas Antunes, PSD, trouxe à discussão a ausência de um Centro de Saúde em Gâmbia, Pontes, Alto da Guerra, numa altura em que o Governo anunciou um reforço de 800 milhões de euros para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde e a contratação de mais 8.400 profissionais, em 2020 e 2021.

O deputado municipal do PSD alertou que populações desta freguesia recorrem ao Centro de Saúde de São Sebastião por ausência de uma unidade de saúde na região, agravando-se pela ausência de transportes públicos de acesso a este centro de saúde, deixando assim muitos dos habitantes da freguesia sem cuidados primários de saúde. A proposta foi aprovada pela Assembleia Municipal e a CDU propôs que a mesma baixasse à comissão para análise.

O assunto na ordem do dia relativo às gaivotas e golfinhos encontrados mortos no estuário do Sado foi trazido a discussão pelo BE. A mesma preocupação foi partilhada pelos restantes partidos com assento na Assembleia Municipal e a natural ligação às dragagens do Sado. O BE pediu ainda esclarecimentos no que concerne à monitorização do depósitos dos dragados.

Manuel Pisco Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, indicou que a APSS garantia que as monitorizações estavam a ser feitas e que “o limite de depósitos de dragados de 20% na zona da Restinga ia ser cumprido”. Reforçou ainda que a morte dos animais não tem relação com as dragagens, de acordo com o comunicado emitido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A aquisição do Palácio da Comenda por um investidor estrangeiro e as preocupações de acesso à praia, bem como da preservação do património, foram levantadas pelo CDS e PS, em relação às quais, o vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal informou que o usufruto da praia não está comprometido e que ainda não entrou qualquer processo relativo à sua recuperação do imóvel na Câmara Municipal de Setúbal.

A acumulação de lixo derivado das hortas urbanas na zona das Manteigadas, a par do gado ovino e caprino à solta e sem acompanhamento que pode desencadear riscos rodoviários , bem como a ausência de controlo sanitário e veterinário, foram as questões levantadas pelo PSD à assembleia. Neste sentido, Manuel Pisco Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, informou que a Direção de Urbanismo está a preparar uma operação de limpeza e ordenamento das hortas, já em relação aos animais “irá indagar da situação concreta dos mesmos.”

A aquisição do “Edifício da Praça do Bocage”, onde se encontra o Clube Militar de Oficiais de Setúbal, por sensivelmente meio milhão de euros, tendo em vista a instalação de um posto de informação turística e a abertura ao publico de uma cafetaria com vista sobre a Praça foi aprovada com votos contra do BE e do PAN.

A instalação do “Wake Park” na Herdade de Santas, em S. Sebastião, para a prática de várias modalidades desportivas, entre as quais wakeboard, wakeskate, escalada, BMX, Paintball e slide foi aprovada com a abstenção do BE e do PAN.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *