CrimePaís

ASAE instaura 25 processos-crime a supermercados por especulação de preços

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), instaurou 25 processos-crime a supermercados pelo crime de especulação de preços de venda ao consumidor. Estes processos surgiram no âmbito de uma operação nacional com 46 brigadas e 90 inspetores, realizada esta quarta-feira, de forma a fiscalizar os preços praticados nos estabelecimentos comerciais.

“Como balanço da ação, onde estiveram empenhadas 46 brigadas, foram fiscalizados 141 operadores económicos tendo sido instaurados 25 processos-crime pela prática do crime de especulação de preços (delito antieconómico)”, referiu a ASAE em comunicado ao Jornal de Notícias.

Foram também instaurados 17 processos contraordenacionais por infrações e incumprimento de regras relativas a vendas com redução de preço, prática de ações comerciais enganosas, falta de afixação de preços e de controlo metrológico em instrumentos de pesagem, incumprimento na prestação da informação ao consumidor e a falta de informações obrigatórias na rotulagem de produtos alimentares.

A ação de fiscalização promovida pela ASAE percorreu todo o território nacional e foi dirigida a super e hipermercados, de forma a regular os cumprimentos legais que dizem respeito à fixação de preços.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, concluiu a autoridade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *