AtualidadeMundo

Alunos espanhóis vão poder concluir secundário com notas negativas e candidatar-se ao ensino superior

O governo espanhol anunciou um novo decreto que possibilita aos alunos, mesmo que reprovem a algumas disciplinas, que possam passar de ano e concluir ensino obrigatório.

A par da conclusão do ensino secundário, os alunos espanhóis que tirarem uma negativa vão poder também candidatar-se ao ensino superior.

Ao cinco comunidades autónomas de Espanha consideram a medida um “ataque ao mérito” e mostraram-se contra o novo Decreto Real de Avaliação, Promoção e Titulação, divulgado pelo ministério da Educação esta terça-feira.

“A cultura do esforço não corre nenhum risco com esta nova norma. Promove-se o esforço baseado na motivação, não no castigo”, analisou, de acordo com o El Mundo, Pilar Alegría, ministra da Educação, na apresentação do decreto.

O objetivo da medida visa diminuir o número de estudantes que reprovam em Espanha por ano.

A norma deixa o poder de decisão nas escolas, através de um conselho de turma composto por professores que avaliará a passagem de ano, tendo em conta o seu percurso escolar e se alcançaram “o grau adequado de aquisição das competências correspondentes”. Mas não há detalhes do Governo sobre o “grau adequado”.

 




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *