Almada

Almada | Surfistas plantam árvores e arbustos na Mata dos Medos

A Mata Nacional dos Medos, em Almada, irá receber um grupo de 25 voluntários ligados à prática do surf que vão plantar 100 arvores e arbustos no próximo dia 26 de fevereiro.

A ação terá início às 14h00 junto ao Parque de Merendas do Centro de Interpretação da Mata dos Medos (CIMM) e resulta de uma iniciativa conjunta entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da BlueRoom, empresa portuguesa dedicada ao fabrico de pranchas de surf.

Serão plantadas espécies autóctones de baixa estatura, disponíveis no Viveiro de Valverde, Alcácer do Sal, nomeadamente: 50 zimbros, 50 medronheiros e 20 sanguinho-das-sebes.

A Mata Nacional dos Medos está integrada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, implantada sobre o sistema dunar na plataforma litoral, delimitada pela arriba fóssil. Foi mandada semear no reinado de D. João V (1706-1750) com o objetivo de proteger a área agrícola interior da progressiva invasão dos medos (lê-se “médus”), ou dunas.

Classificada como Reserva Botânica em 1971, a mata estende-se por cerca de 5 quilómetros entre a Descida das Vacas e a Fonte da Telha, ocupando cerca de 340 hectares. Nela pode observar-se exemplares de pinheiro-manso e de sabina-da-praia/zimbro, o carrasco, o sanguinho-das-sebes, a aroeira e o lentisco-bastardo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *