Almada

Almada ganha cinco ilhas de compostagem comunitária

O concelho de Almada vai passar a contar com cinco novas ilhas de compostagem comunitária, uma em cada união de freguesias e freguesia, que entram em funcionamento a partir de 22 de janeiro. O objetivo é valorizar resíduos orgânicos passíveis de se tornarem composto, desviando-os dos resíduos comuns, contando com o apoio das famílias almadenses.

O projeto “Almada, Vamos Compostar” requer a inscrição por meio do endereço de e-mail almadavamoscompostar@cm-almada.pt, uma vez que os habitantes terão acesso a um código numérico que permitirá a abertura dos módulos deste equipamento. Todos os munícipes maiores de idade podem inscrever-se.

Os participantes vão aprender a fazer compostagem, que é quando as coisas que não servem para plantar são transformadas em compostos. Eles vão receber um balde de 5 litros para guardar e transportar os resíduos verdes (cascas de vegetais e frutas, cascas de ovo e borras de café, entre outros) para um lugar chamado contentor.

Qualquer um poderá levar para casa uma parte do composto produzido nas ilhas. O restante poderá ser utilizado pelos serviços da CMA.

Desta forma, quer-se valorizar os resíduos orgânicos provenientes da preparação de alimentos, separando-os dos resíduos comuns, envolvendo a população do concelho nesta prática de reciclagem que tem vantagens económicas e ambientais.

Todas as uniões de freguesia e freguesia da Costa da Caparia contam, agora, com uma ilha de compostagem. Conforme a área de residência dos participantes, será indicada a ilha de compostagem a utilizar. Cada ilha tem capacidade para a participação de 75 famílias.

Eis os locais onde é possível encontrar as ilhas de compostagem:

  • Parque da Juventude de Almada, Rua Ramiro Ferrão – União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas;
  • Jardim do Complexo Municipal dos Desportos – União das freguesias de Laranjeiro e Feijó;
  • Praceta Joaquim Maria da Costa – Freguesia da Costa da Caparica;
  • Rua Samwell Dinis – União das freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda;
  • Rua Pedro Álvares Cabral, União das freguesias de Caparica e Trafaria.

Compostagem doméstica

Para quem for residente em habitações com espaço exterior/jardim e quiser começar a compostar, a CMA atribui gratuitamente um compostor, através do qual as famílias poderão valorizar os seus resíduos alimentares e de jardim e produzir o seu próprio composto, tal como informação e acompanhamento técnico do processo de compostagem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *