AlmadaAtualidade

Almada distinguida com Selo de Município Amigo da Juventude

Almada foi distinguida pela Federação Nacional das Associações Juvenis com o Selo de Município Amigo da Juventude

Durante o II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, Almada foi distinguida com o Selo de Município Amigo da Juventude pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). O encontro realizou-se no passado dia 19 de Maio em Matosinhos, com o objectivo de atribuição do Selo de Município Amigo da Juventude às autarquias que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela FNAJ em 2019 e, que se destacaram pelo envolvimento efetivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude.

“Acreditamos e defendemos que os jovens devem ser co-autores das políticas de juventude, que os espaços de participação jovem têm de ser reforçados e optimizados face aos novos tipos de participação das jovens gerações e que o investimento nas políticas de juventude é fulcral para o sucesso das mesmas. (…) Com este Selo, enaltecemos e premiamos os municípios que criaram e estabeleceram um profícuo diálogo estruturado com a juventude, bem como medidas sustentáveis e planeadas, promotoras da participação, da emancipação e do desenvolvimento do movimento associativo jovem no concelho”, referiu Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ.

O evento reuniu cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude e, foi o palco de um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”.

Durante o Encontro foi ainda apresentada pela FNAJ a “Agenda para a Inovação das Políticas Locais de Juventude” sobre a participação jovem do século XXI e a cidadania 3.0, bem como o “Pacto INOVE Jovem”, um documento que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para cooperação, sinergias e inovação das políticas dirigidas às jovens gerações.

A Rede de Municípios Amigos da Juventude é pioneira na sua concepção, assumindo-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre autarquias e enaltecendo o trabalho realizado pelos municípios portugueses, em matéria de políticas da juventude.

Actualmente, reúne mais de 152 municípios que já fazem parte desta Rede de municípios comprometidos com os jovens e as suas organizações. Durante esta cerimónia foram ainda distinguidos com o Selo de Município Amigo da Juventude mais 61 municípios para além de Almada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *