Almada

Almada arranca com compostagem comunitária

A primeira ação de formação e sensibilização para a utilização das ilhas de compostagem, esta manhã, foi destinada a aderentes do programa “Almada, Vamos Compostar”. Já há cerca de uma centena de inscritos neste programa de compostagem comunitária, mas ainda há vagas disponíveis.

É o caso de Vasco Silva, residente na freguesia do Pragal. Conheceu o projeto nas redes socias da CMA e deciciu inscrever-se porque considera importante fazer compostagem. Como tem plantas em casa, consegue ter material verde para colocar na ilha de compostagem comunitária, localizada junto ao Parque da Juventude de Almada. 

Cristine e Luísa Jordão, mãe e filha, ambas ligadas profissionalmente à área do ambiente, também quiserem participar com intuito de desviarem do aterro resíduos orgânicos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cristine e Luísa já conheciam o a vertente de compostagem doméstica e aguardavam este programa comunitário para poder fazer compostagem, comodamente, no seu apartamento. 

“Além da valorização de resíduos orgânicos, com benefícios económicos e ambientais, a ideia é também criar comunidade em torno da ação da compostagem”, avançou Rui Carvalheira, diretor municipal dos Serviços Urbanos da CMA. 

Durante esta ação de sensibilização, os participantes conheceram o modo de utilização das ilhas de compostagem e tiveram oportunidade de esclarecer todas as dúvidas. Os novos utilizadores receberam ainda o balde de 5L para armazenamento e transporte de resíduos verdes (cascas de vegetais e frutas, cascas de ovo, borras de café, entre outros) para o respetivo contentor.

Pode conhecer aqui a localização das cinco ilhas de compostagem no concelho. 

As inscrições neste projeto podem ser feitas através do contacto almadavamoscompostar@cm-almada.pt (todos os munícipes maiores de idade podem participar). 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *