Alcochete

Alcochete | Festa do Círio dos Marítimos promete muita animação ao longo de quatro dias

Após um interregno de três anos devido à pandemia, a Festa do Círio dos Marítimos de Alcochete retoma a tradição e realiza-se de 8 a 11 de Abril, contando com o apoio do município.

A Festa do Círio dos Marítimos, ou Festa da Páscoa como também é conhecida, mobiliza muita gente, quer na sua organização, quer no número de devotos, que durante o fim de semana da Páscoa participam ativamente nos rituais muito próprios que ela integra.

As festividades têm início no sábado de Aleluia, prolongando-se por mais três dias numa sequência de momentos únicos de devoção e convívio, que anualmente reúnem centenas de pessoas, naquela que é a festa mais antiga de Alcochete.

O início das festividades é marcado pela música do “Chininá”, nome dado aos tocadores de gaita-de-foles e caixa, que percorre as ruas da vila, no Sábado de Páscoa, anunciando a todos a realização de mais um Círio dos Marítimos de Alcochete, enquanto o fogueteiro lança foguetes ao ar.

Na tarde de domingo de Páscoa realiza-se o primeiro cortejo do Círio que, além das gentes locais, atrai muitos forasteiros à vila ribeirinha. Este desfile de solteiras e casadas, montadas em burros, percorre também as principais ruas da vila de Alcochete na segunda-feira, após a arrematação das bandeiras e fogaças.

Na manhã seguinte, segunda-feira, muitos devotos dirigem-se a pé de Alcochete à Atalaia com as bandeiras que mantiveram nas suas casas durante um ano para as entregar ao festeiro e pagar o preço do valor da arrematação, receita que serve para pagar as despesas do círio deste ano.

O momento alto da Festa, tão esperado pelas gentes locais, acontece na segunda-feira, com a realização da missa na Igreja de Nossa Senhora da Atalaia, seguindo-se a procissão no adro da Igreja da Atalaia. No período da tarde realiza-se no mesmo local o leilão de bandeiras e fogaças.

Este ano serão arrematadas cinco fogaças e 168 bandeiras, que têm estampadas a figura de Nossa Senhora da Atalaia, sendo que o destaque vai para o Guião, a peça que atinge o valor mais elevado.

Consulte o programa completo aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito