Distrito de Lisboa
Em Destaque

Águia-Imperial-Ibérica retorna ao habitat após resgate e reabilitação

Uma águia-imperial-ibérica, resgatada e reabilitada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pelo LxCRAS – Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Câmara de Lisboa, será devolvida à natureza esta quarta-feira, na Serra de Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.

O comunicado enviado às redações pela Câmara de Lisboa explica que uma águia-imperial-ibérica, terá sido vítima de debilidade e suspeita de lesões provocadas por eletrocussão ou colisão com cabos elétricos, a ave foi resgatada em janeiro passado pelo ICNF, e levada para cuidados intensivos no LxCRAS, onde passou por uma fase de exames médicos, terapia e alimentação especializada.

Após um processo de reabilitação minucioso, a ave será liberta na natureza esta quarta-feira, pelas 12h00, na Serra de Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.

Os exames realizados não mostraram fraturas, mas indicaram sinais de intoxicação, potencialmente causados por chumbo ou outros contaminantes. A ave irá estar equipada com um emissor de tecnologia LoRaWAN para monitorização pós-libertação, onde irá ser observada para garantir a sua adaptação ao habitat.

A espécie

A águia-imperial-ibérica é uma espécie criticamente ameaçada, exclusiva da Península Ibérica. Após um período de declínio, a sua reintrodução em Portugal tem sido um esforço contínuo. O local escolhido para a sua libertação, a Serra de Alcaria Ruiva, no Parque Natural do Vale do Guadiana, é uma das principais áreas de ocorrência da espécie no país.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *