AgendaMontijo
Em Destaque

Adega Cooperativa de Pegões volta a receber Prémios

No próximo dia 23 de outubro, segunda-feira, pelas 18 horas, no Museu Agrícola da Atalaia, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões estará no centro das atenções durante a cerimónia de entrega dos prémios do III Concurso Cidades do Vinho, que decorreu no Museu do Vinho em São João da Pesqueira, bem no norte do distrito de Viseu, em cima do Rio Douro. 

O evento, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de maio de 2023, destacou a qualidade e excelência dos vinhos produzidos pela Cooperativa de Pegões, que conquistou um total de 9 medalhas em diversas categorias.

Essa conquista coloca a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões no topo do pódio, tornando-a a cooperativa de vinhos mais premiada em todo o concurso e também a mais medalhada entre todos os produtores portugueses. Esse feito notável é um testemunho do compromisso contínuo da cooperativa com a produção de vinhos de alta qualidade, e a sua dedicação à arte da vinicultura.

A Adega de Pegões, como é conhecida, tem uma história rica e um profundo compromisso com a herança do vinho. Fundada em 1958, o seu edifício mantém a arquitetura da época, mas o seu sucesso evolui com o tempo. Atualmente, a Adega de Pegões é um dos maiores produtores de vinho em Portugal, produzindo cerca de 14 milhões de litros anualmente e mantendo um portfólio que abrange mais de 60 referências de vinho.

A história da cooperativa remonta a uma visão de desenvolvimento da paisagem rural. Na década de 1950, um grupo de agricultores e viticultores da região percebeu o potencial do solo local e as condições climáticas ideais para o cultivo de uvas de qualidade. Assim, decidiram unir esforços e conhecimentos para fundar a cooperativa, visando a produção de vinhos excecionais que refletissem as características únicas do terroir de Pegões.

Desde então, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões tem crescido e renome, estabelecendo-se como um dos principais pilares da indústria vinícola de Portugal, tanto no plano nacional como no plano internacional. A visão original dos fundadores continua a inspirar as gerações atuais, que mantêm o compromisso com a qualidade e a tradição na produção de vinhos.

Uma parte significativa desse sucesso deve-se aos solos arenosos da região, conhecidos como Pliocénio de Pegões. Esses solos são pobres em nutrientes, mas ricos em água, proporcionando as condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade. Além disso, o clima quente da região, beneficiado pelas brisas marítimas, favorece a maturação homogénea das uvas, contribuindo para a singularidade e qualidade dos vinhos produzidos pela cooperativa.

A tão esperada Cerimónia de Entrega de Prémios acontecerá no Museu Agrícola da Atalaia, na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, com início marcado para as 18 horas. O Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, representando com orgulho a terra do Montijo, estará presente para expressar a admiração e reconhecimento da região pela Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.

Este evento não apenas celebra a excelência dos vinhos da cooperativa, mas também a parceria harmoniosa entre a agricultura e a indústria vinícola que define a região e o concelho do Montijo. É um tributo aos grande esforço dos produtores de vinho e viticultores que, ao longo das décadas, transformaram a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões num emblema da qualidade e do orgulho português no mundo do vinho em todo o mundo.

Com uma herança rica e uma visão para o futuro, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões — Adega de Pegões, continua a ser uma força motriz na indústria vinícola de Portugal, conquistando prémios e corações com os seus vinhos excecionais. Na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, o Museu Agrícola da Atalaia será então casa para uma celebração merecida e um lembrete do papel vital que a cooperativa desempenha na história do vinho em Portugal e no cenário internacional.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *