AgendaDestaquePalmelaReportagem

25.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó regressa ao formato presencial até 1 de Maio

Após um interregno e uma edição apenas em formato digital devido à pandemia de covid19, a Mostra de Vinhos em Fernando Pó regressa, na sua 25.ª edição, ao formato presencial.

Até ao dia 1 de Maio o visitante vai poder conhecer vários vinhos em exposição e participar em algumas iniciativas, “duas delas novidades desta edição, como o 1.º Concurso de Vinho Branco, e o 1.º Concurso de Provas Cegas do público”, conforme explicou Bruno Pedroso, presidente da Comissão Organizadora.

Bruno Cardoso agradeceu também às entidades “que nos apoiam ao longo destas edições, a Câmara Municipal de Palmela e a União de Freguesias de Poceirão e Marateca, além dos produtos e expositores”.

Foi também a presidente da União de Freguesias, Cecília Sousa, que deu as boas vindas ao público, e os parabéns “à Comissão Organizadora, por tão rapidamente terem conseguido colocar de pé mais uma edição da Mostra de Vinhos, que espero que muitos visitem e apreciem”.

Luís Calha, vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela, também parabenizou “toda a equipa da Comissão por organizarem este evento e toda a vossa dedicação a Fernando Pó. Tenho muito orgulho em estar aqui e reencontrar caras conhecidas e amigos de quem estávamos privados do convívio.

Este é também um dia especial para a aldeia vinhateira de Fernando Pó, com o regresso da Mostra de Vinhos, que a pandemia, apesar de alguns limites, já nos permite.

E este evento é algo que a todos nos enche de orgulho por prestigiar a região e o concelho, bem como os nossos vinhos.”

Luís Calha referiu depois alguns aspectos “do valor cultural do vinho e da vinha, como herança patrimonial e um traço da nossa identidade colectiva”, bem como da importância deste com o turismo, frisando que “a pandemia acentuou a procura por lugares autênticos e com atmosfera, e daí a importância dos projectos de enoturismo que têm vindo a desenvolver-se na nossa região.”

O edil referiu ainda os novos projectos que se estão a delinear “como o projecto ‘Mosaico de Experiências’, e o PRR Comunidades, que farão a diferença no território e representam também novos desafios”.

Num momento de alegria, o vice-presidente quis também deixar uma palavra “para a catástrofe humanitária que nunca devia ter começado, e que através do vinho possamos deixar também um forte apelo à paz”.

Por fim garantiu que “a Mostra já é um evento de sucesso e será sempre uma aposta no futuro, para repetir e para continuarmos a construir”.

Uma Mostra de Vinhos para todos

Durante os próximos dias, os visitantes podem apreciar várias iniciativas, das quais a prova e exposição de vinhos e a atribuição do prémio ‘Escolha do Público’ são alguns dos pontos altos do evento, a par da gastronomia – com destaque para showcookings dinamizados pela ‘Alquimia dos Sabores’, ‘Fernão Pó Adega’ e a Escola Profissional da Moita – animação musical, provas de vinhos comentadas e iniciativas que promovem o enoturismo – ‘Rota das Vinhas do Pó By Road’ (30 de abril) e ‘Percurso pelos Jardins de Vinhas’ (1 de maio).

Consulte o programa aqui.

Os Bardoada animaram a abertura oficial da Mostra de Vinhos


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

Discover more from Diário do Distrito

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading