Empresas

200 mil árvores plantadas na Floresta Sonae

A iniciativa desenvolvida pela Sonae já supera os 160 hectares de área plantada por projetos de reflorestação promovidos pela empresa.

A Sonae já financiou a plantação de mais de 540 mil árvores em Portugal, das quais 200 mil foram plantadas nos últimos quatro anos. As recentes plantações vão permitir a neutralização de 56 mil toneladas de emissões não evitáveis frota leve das empresas através da captura de carbono ao longo de 30 anos. Através do projeto Floresta Sonae, já foram reflorestados mais de 160 hectares em Portugal, estando atualmente em curso plantações em Castelo de Paiva e Valongo. O projeto está a permitir a recuperação de zonas ardidas, o combate a espécies invasoras e a restauração de biodiversidade e de linhas de água.

Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae, afirma: “Reconhecemos a necessidade crucial de valorizar a Biodiversidade e a Água, pelo que posicionámos este tema como um dos eixos orientadores da nossa Estratégia de Sustentabilidade. Assegurar a proteção, recuperação e regeneração da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, incluindo os solos, a água potável e os oceanos, é de extrema importância para os nossos negócios. A Floresta Sonae expressa o compromisso de todas as empresas da Sonae em proteger a natureza e restaurar a biodiversidade, contribuindo simultaneamente para compensar parte da sua pegada de carbono e aumentando o armazenamento de carbono nas florestas”.

A Floresta Sonae é um projeto liderado pela Sonae e que conta com a operacionalização da Sonae Arauco e o apoio e contribuição da Bright Pixel, MC, Sierra, Universo, Worten, Zeitreel e NOS. A seleção das áreas baseia-se numa avaliação preliminar dos terrenos, em que se identificam as oportunidades existentes de restauro, conservação e promoção da biodiversidade. Posteriormente, é elaborado um plano de intervenção que contempla todas as ações necessárias, como espécies a plantar (num mix de folhosas e resinosas adequadas às condições do local), controlo de espécies invasoras, restauro das linhas de água, entre outras, que, após implementação, serão geridas por um período mínimo de 35 anos, com vista à transformação e consolidação da paisagem. Até 2030 está prevista a plantação de um milhão de árvores, equivalente a mais 1.000 hectares de área, num investimento global superior a 16 milhões de euros ao longo de 30 anos.

Nuno Calado, Wood Regulation & Sustainability ‘Manager’ da Sonae Arauco, entidade responsável pela gestão da Floresta Sonae, realça: “As florestas desempenham um papel vital no combate às alterações climáticas, no fornecimento de bens e serviços e na preservação da biodiversidade. Por isso, fazemos a sua gestão responsável e procuramos contribuir ativamente para a recuperação de ecossistemas. A Floresta Sonae é um exemplo de sucesso, que vai, no longo prazo, compensar milhares de toneladas de CO₂ e recuperar áreas ardidas mediante uma reflorestação que promove a sustentabilidade dos territórios a longo prazo”.

A compensação das emissões das empresas Sonae por via de Soluções Baseadas na Natureza – neste caso focada em florestação e restauro – surge alinhada com o posicionamento de sustentabilidade do Grupo, a sua ligação à floresta e a premência de fazer face aos desafios da floresta portuguesa. Esta abordagem visa compensar de forma voluntária uma percentagem das emissões de gases de efeito de estufas não evitáveis no momento, em complemento dos ‘roadmaps’ de descarbonização desenvolvidos pelas empresas Sonae.

O projeto Floresta Sonae foi anunciado publicamente em 2021, tendo realizado plantações na zona de Mangualde, em áreas severamente atingidas por incêndios. Este ano alargou a sua atividade aos concelhos de Castelo de Paiva e Valongo, contribuindo para a recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade nestas regiões.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *