DestaqueMoitaReportagem

XXI Romaria Moita – Viana do Alentejo: ‘Esta semana somos todos romeiros’

A XXI Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo já está na rua, e até 30 de abril centenas de romeiros vão percorrer os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois municípios pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.

O carro andor que transporta a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem lidera o caminho e à chegada, no final da tarde de sábado a Viana do Alentejo, irá juntar-se à imagem de N.ª Sr.ª D’Aires, num dos maiores eventos equestres nacionais, retomado em 2001 após um interregno de mais de setenta anos, realizando-se no quarto domingo de abril.

A iniciativa é organizada pelos dois municípios, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, a Associação Equestre de Viana do Alentejo, entre outros parceiros, e este ano tem como padrinhos os irmãos Sérgio e Nelson Rosado, «Anjos».

Antes da bênção aos romeiros, momento acompanhado pelo Diário do Distrito, Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita frisou “a componente religiosa da romaria” e destacou que “nada disto seria possível se não fosse o querer e a vontade das autarquias, quer das que organizam o evento, quer das que recebem a romaria à sua passagem”.

O autarca deixou ainda o convite para que “todos, em determinado momento das suas vidas, façam esta romaria, porque este é um percurso único para quem o faz e para quem o vive”, deixando depois votos de “uma boa viagem, com muito convívio, confraternização e companheirismo”.  

Por sua vez Luís Miguel Duarte, presidente do município de Viana do Alentejo, saudou todos os romeiros e participantes, “por mais este acto de coragem, com um Sol brilhante à vossa espera, e desejo que façam uma boa viagem”.

Pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Miguel Almeida agradeceu às paróquias e referiu as alterações ao percurso que foram introduzidas este ano “que pensamos que serão benéficas para os romeiros”.

Segundo Miguel Almeida, “apesar das dificuldades económicas por que passa o país, voltámos a superar o número de inscrições e de participantes”.

A componente religiosa é a mais importante desta romaria, tendo em conta que se trata de uma tradição que data do século passado, quando os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da N.ª Sr.ª D’Aires com os seus animais para estes serem benzidos e para pedirem boas colheitas.

Por esse motivo compareceram no evento o pároco de Viana do Alentejo, Luís Teixeira dos Santos, que confessou “ser este o primeiro ano que estou nestas andanças, porque estou nesta paróquia há pouco tempo, mas é para mim uma grande honra poder estar aqui convosco neste momento de partida, honrando as tradições dos nossos antepassados”.

Recordando a história da romaria, “não podemos esquecer que esta é sempre uma peregrinação da fé, para além de toda a festa e do convívio. Vocês caminham, mas não caminham sozinhos, porque a abrir o caminho vai Nossa Senhora da Boa Viagem.

Esta é uma festa de reencontro e que este ano seja a oportunidade de honrar a memória dos que nos deixaram as tradições, e das as manter vivas.

Esta semana somos todos romeiros, e em Viana do Alentejo já todos estão à vossa espera.”

A Benção à imagem foi realizada pelo Padre António Sílvio Couto, pároco da Moita, que também desejou uma boa viagem aos participantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *