Política

Ucrânia | PCP preocupado com acolhimento de refugiados pede audição urgente a ministra Ana Catarina Mendes

O grupo parlamentar do PCP solicitou uma audição no Parlamento com ‘caráter de urgência’ com a presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tem também a que tem a tutela da Igualdade e Migrações, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O PCP pretende obter esclarecimentos sobre as condições de acolhimento de refugiados vindos da Ucrânia, e sustenta o pedido de audição com «o afluxo inesperado de refugiados» que chegaram a Portugal como consequência da guerra na Ucrânia.

«Apesar da distância geográfica que separa os dois países, o facto de haver já em Portugal uma comunidade ucraniana significativa, torna o nosso país um destino possível para muitas pessoas que buscam refúgio em outros países», argumentam os comunistas, que consideram «um dever indeclinável do país acolher condignamente essas pessoas».

O PCP frisa que «há preocupações no que diz respeito à facilidade com que os refugiados são alvo de exploração, alertando para denúncias de situações de tráfico de seres humanos em diversos países» e acrescenta que «são conhecidas as situações muito precárias em que os refugiados vivem em Portugal, assim como as diversas insuficiências no processo de acolhimento».

Os deputados comunistas querem também a garantia de que os refugiados ucranianos são «tratados com dignidade e que o país aproveita o momento para elevar as condições de acolhimento».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *