AgendaSines

Sines | Marcha exige ‘Tirem as Mãos do Litoral Alentejano’

O feriado de 5 de Outubro vai ser marcado em Sines pelo protesto ‘Tirem as Mãos do Litoral Alentejano’, numa co-organização de dezoito entidades e associações.  

A marcha está marcada para as 10h30, no Jardim das Descobertas, em Sines, e pretende reivindicar «justiça ambiental e social no Litoral Alentejano», convidando quem pretenda participar a «trazer o teu cartaz e junta-te a nós».

Na nota divulgada através do Facebook, a organização refere que «vivemos num território que está a ser sacrificado em nome dos interesses económicos, com graves consequências para o ambiente e para a qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha».

Alertam para o «turismo de luxo que destrói dunas selvagens; a usurpação da água e esgotamento dos aquíferos; o ressurgimento de projetos mineiros; a eliminação de sistemas agroalimentares e florestais para instalar mega-centrais fotovoltaicas ou o abate indiscriminado de sobreiros; a indignidade no transporte marítimo de animais vivos; o modelo agrícola intensivo, degradando irreversivelmente as terras e agravando o estado de seca severa».

A marcha irá também alertar para a poluição causada «pelas criminosas fábricas de bagaço de azeitona; à “falsa e injusta transição” no Complexo Industrial de Sines; ao desrespeito pelo património natural, como na Lagoa de Santo André; à precariedade, à mão de obra escrava; à delapidação dos serviços públicos; à especulação e à interioridade».

Neste protesto, organizado pela plataforma ‘Roda Inquieta’, participam a Associação Ambiental Amigos das Fortes; Cinema Fulgor; Dunas Livres; Empregos para o Clima (grupo de Sines e Litoral Alentejano); GAIA – Alentejo; Juntos pelo Cercal; Juntos pelo Sudoeste; Minas Não; Movimento Cívico pela Defesa da Lagoa de Santo André; Plataforma Anti Transporte de Animais Vivos; Regenerativa Cooperativa Integral; Sindicato das Indústrias, Energias e Águas de Portugal; Solidariedade Imigrante; SOS Rio Mira; Tamera; Transição São Luís e Vamos Salvar os Sobreiros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *