CulturaDistrito de Setúbal

Setúbal festeja 25 de Abril com muita coisa para ver, ouvir e fazer… com entrada livre

Concertos, exposições, actividades literárias e desportivas, teatro e cinema são alguns dos destaques das Comemorações dos 49 anos do 25 de Abril em Setúbal, que contam com mais de 50 iniciativas de entrada livre em todo o concelho.

Xutos & Pontapés, a 24 de Abril, às 22h00, no Largo José Afonso, Dino D’Santiago, dia 25, às 21h00, no Mercado Mensal de Azeitão, ambos seguidos de fogo de artifício, e Mundo Segundo e Sam The Kid, a 30, às 21h00, na Herdade da Mourisca, são os concertos agendados.

O programa, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com as juntas de freguesia e o movimento associativo, integra o projecto especial “Venham Mais Vinte e Cincos”, que assinala os 50 anos do 25 de Abril até 2025 com um conjunto de eventos que permitem perpetuar os valores conquistados com a Liberdade e a Democracia.

No dia 25 de Abril, a programação tem início às 9h00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, às 9h30, a deposição de flores no Monumento à Resistência Antifascista, na Avenida Luísa Todi, e, às 10h00, a sessão solene da Assembleia Municipal de Setúbal, no Fórum Luísa Todi.

A partir das 11h30, a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense actua na Praça de Bocage e, às 15h30, entra em cena, na Casa da Cultura, a peça de teatro “Estórias com Asas – Era uma vez um país a preto e branco: Estórias de Abril”.

Outro dos momentos altos das comemorações realiza-se também no dia 25 com a inauguração, às 15h00, no Rossio de Vila Nogueira de Azeitão, de uma escultura de homenagem a Zeca Afonso, com apontamento musical de cante alentejano e declamação de poesia “Poemas de Abril”, com o Grupo de Teatro Perpétua Azeitonense – Os Perpétuos.

A música é um dos destaques do programa comemorativo dos 49 anos da Revolução dos Cravos, com concertos para diferentes gerações, a decorrer em vários locais do concelho ao longo do mês de Abril.

A quinta edição do concerto “Grito da Liberdade”, com a participação de mulheres que reinterpretam temas ligados à Revolução dos Cravos, realiza-se no dia 20, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Exposições de artes plásticas, actividades literárias e desportivas, teatro e cinema também fazem parte das festividades da Revolução dos Cravos.

O programa completo pode ser consultado aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito