CulturaDistrito de Setúbal

Setúbal | Equipamentos culturais renovados a pensar nas pessoas portadoras de deficiência

No âmbito do projecto “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”.

Os equipamentos culturais de Setúbal estão a beneficiar de um conjunto alargado de soluções pensadas especificamente para pessoas portadoras de deficiências, de forma a permitir a fruição dos diferentes espaços por todos os cidadãos, explica a autarquia numa nota publicada no site oficial.

A intervenção está a ser desenvolvida no âmbito do projecto “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”, o qual resulta de uma candidatura comunitária destinada ao incrementar acções artísticas e culturais para valorização da participação cívica e fruição cultural e patrimonial por toda a população, independentemente das condições físicas ou mentais de cada cidadão.

Os equipamentos culturais do concelho com gestão municipal, como a Casa da Cultura, Casa Bocage, o Cinema Charlot – Auditório Municipal e o polo de S. Julião da Biblioteca Municipal, encontram-se já dotados com pisos e materiais tácteis.

A Casa Memória Sebastião da Gama, a Galeria Municipal do Antigo Banco de Portugal, a Casa das Imagens e o Corpo Santo serão também alvo desta intervenção.

Os equipamentos geridos pela autarquia setubalense já dispõem de rampas de acesso, assim como luvas que, sem prejudicar a sensibilidade táctil, permitem tactear obras de arte, lupas ergonómicas para melhorar a leitura de textos e legendas e fitas ou tintas antiderrapantes nas escadas.

Em breve, os espaços de cultura do concelho disponibilizarão também cadeiras de rodas a utilizadores, estando previstas plantas com relevos e em braille em cada edifício, medida que permite a pessoas cegas ou amblíopes uma pré-orientação antes de cada visita.

O Fórum Municipal Luísa Todi, a maior sala de espectáculos do concelho, vai passar a disponibilizar de um anel magnético para captar o som e transmitir directamente para aparelhos auditivos, sem interferências, com a autarquia a garantir uma segunda unidade, de cariz portátil, destinada a apoiar os vários eventos culturais que se realizam no território do concelho.

Por fim, a Biblioteca Pública Municipal vai passar a contar com três postos informáticos com teclado aumentado e rato ergonómico, impressora e scanner para braille e lupa fixa para possibilitar a leitura autónoma dos documentos.

Todas estas medidas vão ficar disponíveis ao público ainda durante o ano corrente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *