DestaqueSesimbra
Em Destaque

Sesimbra | Família em pânico durante ataque de orcas a veleiro a uma milha da costa

Vídeo evidencia momentos de aflição a bordo do veleiro Santa Bárbara.

Está a circular um vídeo na internet em que é possível ver uma família em pânico durante o ataque de um grupo de orcas ao veleiro em que seguiam, a cerca de uma milha da costa de Sesimbra.

“Estamos a ser atacados por orcas ao largo de Sesimbra. Temos várias à volta do nosso veleiro. Elas querem-nos virar”, diz uma das mulheres em chamada telefónica com a Polícia Marítima.

O vídeo do pedido de ajuda às autoridades foi gravado a bordo do veleiro Santa Bárbara e são evidentes os momentos de pânico vividos pelos tripulantes, que viram a sua embarcação ficar com o leme danificado pelo ataque dos animais a cerca de uma milha de terra.

Entre gritos de pânico e pedidos de ajuda, durante o ataque, a família optou por largar gasóleo no mar, na tentativa de afastar os animais.

O alerta levou à intervenção do Instituto de Socorros a Náufragos, que rebocou o veleiro para o porto. O episódio aconteceu no passado sábado, após nos últimos dias terem sido avistadas orcas na zona da Comporta.

Recorde-se que em Fevereiro sete tripulantes de uma embarcação que navegava ao largo de Sesimbra foram resgatados após terem sido interpelados por um grupo de cinco orcas. Na ocasião, o leme da embarcação ficou danificado, deixando a embarcação à deriva.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas recomenda a todos os navegantes que, em caso de avistamento destes mamíferos, desliguem o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, desmotivando os animais a interagirem com as estruturas móveis das embarcações.

Veja o vídeo:


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *