DestaqueSetúbal
Em Destaque

“Sensação de dever cumprido”: Luís Fernandes e 50 Anos de dedicação à música e à comunidade

Luís Fernandes, conhecido como o "Engenheiro do Coral Todi" ou "Senhor Coral Luísa Todi", vai comemorar, a 2 de fevereiro, 50 anos de liderança à frente do Coral Luísa Todi.

Nascido e criado em Setúbal, Luís Fernandes sempre teve uma conexão especial com a música. O seu compromisso com o Coral Luísa Todi começou em 1974, num momento crítico da história de Portugal, pouco antes da Revolução dos Cravos. Nessa época, o coro não tinha uma sede própria e ensaiava em locais improvisados, como a Câmara Municipal ou associações locais. No entanto, Luís Fernandes estava determinado a colocar Setúbal no mapa musical português.

Em 1976, o Coral Luísa Todi inaugurou a sua primeira sede, um marco do início de uma era de crescimento e sucesso. Sob a liderança incansável de Luís Fernandes, atualmente com 75 anos, o coro embarcou em projetos ambiciosos, realizou concertos em todo o país, gravou discos e participou em programas de televisão e rádio; conseguiu consolidar uma reputação como um dos coros mais respeitados de Portugal.

Em 1992, a atual sede foi inaugurada com a presença do então Presidente da República, Mário Soares. Luís Fernandes, ao longo dos anos, conseguiu angariar os recursos necessários para adquirir o edifício que hoje abriga o Coral Luísa Todi.

O Coral Luísa Todi desempenhou um papel fundamental na promoção da música coral em Setúbal e em todo o concelho. Foram criados programas de sensibilização musical e ciclos musicais que enriqueceram a vida cultural da região. Apesar dos recursos limitados da autarquia, Luís Fernandes, auxiliado por toda uma equipa, preservaram o espaço com o apoio de voluntários.

Perto de celebrar 50 anos como Presidente do Coral Luísa Todi, no dia 2 de fevereiro, Luís Fernandes revela, em declarações ao Diário do Distrito, sentir uma “sensação de dever cumprido” à frente da instituição, que teve e tem um papel de “promotor da imagem cultural de Setúbal, no país e no estrangeiro”. O engenheiro e ex-professor acrescenta que o Coral Luísa Todi tem marcado “várias gerações” e catapultou muitas pessoas para “outros voos”.

Nos últimos anos, o coro passou por uma profunda restruturação, com uma formação de 64 cantores. A instituição também oferece aulas e cursos de canto e instrumentos, contribuindo para a formação musical da comunidade.

Este aniversário – 50 anos de presidência – não marca o fim de um ciclo, mas sim uma oportunidade de enaltecer o voluntarismo e dedicação exemplares de Luís Fernandes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *