DestaqueEntrevista

Seixal | ‘Lótus – A guardiã do equilíbrio’ é o primeiro livro de Ana Sofia Oliveira

«Uma menina solitária que vive na floresta encontra a Flôr protetora do mundo. A Flôr está doente e as sombras da escuridão começam a ganhar forças para destruir tudo e todos.

Será que os seres chamados guardiões conseguirão vencer essa ameaça sozinhos ou a menina e a Flôr encontrarão o seu destino?»

Esta é a história do livro ‘Lótus – A guardiã do equilíbrio’, o primeiro livro de Ana Sofia Oliveira Simões, jovem autora residente em Corroios, Seixal, que o Diário do Distrito foi conhecer um pouco melhor no dia do seu 22.º aniversário.

Desde cedo, Ana Sofia Oliveira demonstrou interesse pela arte do desenho, com vários trabalhos que expõe num blogue, mas também em técnicas como a pirogravura, pintura, bem como design multimédia, que desenvolve como autodidacta.

Trabalhos em pirogravura de Ana Sofia Oliveira

“Desde pequenina que gosto de construir histórias e criar personagens. E gosto também dos desenhos Manga, que influenciaram as minhas personagens.”

Quanto ao livro, “apela ao facto de todos sermos guardiões da Natureza, e temos o dever de proteger o ambiente, porque ninguém o fará por nós”.

‘Lótus – A guardiã do equilíbrio’ foi lançado há cerca de um ano, e já levou Ana Sofia a participar em algumas iniciativas, como o caso do ‘Ler Alimenta’, promovido pela Junta de Freguesia de Corroios.

“A minha intenção era oferecer um exemplar do livro ao Senhor Zé, que é voluntário no espaço da Biblioteca Social/Ler Alimenta, da Junta. Nessa altura, o senhor Zé aproveitou e apresentou-me a várias pessoas, e dai surgiu o convite para participar no programa ‘Ler Alimenta’, que está a decorrer nas Escolas Básicas da freguesia.”

A experiência serviu para perder um pouco da timidez, embora não tenha sido fácil, “porque de início os meninos ficavam um bocado entediados, quase a dormir (risos). Depois comecei a usar a voz e a dramatizar a história, e isso começou a interessá-los, e no final faziam-me bastantes perguntas.”

Para além das ilustrações de ‘Lótus – A guardiã do equilíbrio’, a jovem autora realizou um vídeo de animação. “Faço os desenhos à mão e depois transfiro para o computador, para pintar e para criar a animação. E estou a tentar aprender, através do youtube, a fazer a animação directamente no computador, trabalhando com vários programas.”

Com o livro nas bancas há um ano, editado pelo Grupo Editorial Atlântico, através da Flamingo Edições, especializada na publicação de Literatura Infantil, Ana Sofia Oliveira prepara já o seu segundo livro “um comix versão jovem, com temas um pouco mais ‘pesados’, porque não vou falar apenas do ambiente, mas focar-me também nos problemas que afectam os jovens como o bullying e outros traumas”.

E levanta um pouco o véu sobre a história: “os guardiões vão ter de intervir porque as crianças humanas estão a desaparecer, e enfrentar um inimigo que está por detrás desses desaparecimentos”.

Confessa que se inspirou “no filme ‘A Origem dos Guardiões’, da DreamWorks, porque também falam da infância”, e que esta será uma história “com vários capítulos, mantendo sempre algum mistério sobre a origem das personagens”.

Ana Sofia terminou recentemente o Curso Técnico de Apoio à Infância do IEDP, onde realizou algumas formações que a ajudaram “a compreender o universo infantil”, e gostaria de prosseguir o seu percurso profissional, mas lamenta que “seja tão difícil encontrar emprego para os mais jovens. Já fui a várias escolas apresentar candidaturas, mas não há muitas ofertas.”

Agora procura também oportunidades para apresentar e fazer chegar mais longe esta história, que já encantou miúdos e graúdos.

A próxima apresentação de ‘Lótus – A guardiã do equilíbrio’ terá lugar no próximo dia 9 de Setembro, às 15h00, no auditório da Junta de Freguesia de Amora.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *