Grândola

Praia de Melides acolhe Sunset no Dia Internacional da Juventude

É já este sábado, em Grândola (Praia de Melides), pelas 18h30, os DJ’s Josef Jordão e Christian F vão animar os visitantes, num ano em que o tema mundial do Dia Internacional da Juventude é «Competências Verdes para a Juventude: Rumo a um Mundo Sustentável».

Nos dias que correm, o mundo inicia uma transição ecológica. A mudança para um mundo ambientalmente sustentável e respeitador do clima é fundamental, não só para responder à crise climática global, mas também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma transição bem sucedida para um mundo mais verde depende do desenvolvimento de competências ecológicas na população. Estas são «conhecimentos, capacidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos».

Embora as competências ecológicas sejam relevantes para todas as faixas etárias, têm uma importância acrescida para os/as mais jovens, que podem contribuir para a transição ecológica durante um período de tempo mais significativo.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se anualmente a 12 de agosto, para reconhecer o papel fundamental dos jovens nas sociedades. Este dia afirma-se como uma oportunidade de chamar a atenção da comunidade internacional para as questões juvenis. Esta data realçará a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento sustentável.

O tema este ano é «Competências verdes para a juventude: rumo a um mundo sustentável», as competências ecológicas são relevantes para todas as faixas etárias, no entanto, têm uma importância acrescida para os/as mais jovens, que podem contribuir para a transição ecológica durante um período de tempo mais significativo.

Este Dia foi proclamado na Resolução 54/120 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de dezembro de 1999.

Relativamente ao local do evento, a pequena aldeia costeira de Melides, no concelho de Grândola, é um paraíso por descobrir na costa alentejana. Em 2021, a revista de viagens «Condé Nast Traveller» incluiu Melides na sua lista de melhores destinos de férias, classificando-a até como “a nova Comporta”. Mas ao contrário da efusiva e agitada Comporta, Melides ainda mantém as suas praias desertas e intocadas, quilómetros de vinhas, campos de arroz e sobreiros.

Com pouco mais de 1.600 habitantes, Melides é um Portugal diferente, fora dos circuitos agitados mais procurados no verão e que surpreende pela sua pacatez e por estar ainda um pouco por descobrir para o turismo de massas. Nos últimos anos, Melides é mencionado em vários artigos na imprensa nacional e internacional, o que tem atraído investimentos em refúgios quase secretos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *