AtualidadeDistrito de LisboaDistrito de Vila Real

Patriarcado de Lisboa recebe denúncia de padre abusador que foi transferido para Vila Real

A Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa anunciou esta quarta-feira que recebeu uma denúncia de abusos praticados, há mais de 30 anos, por um padre que está atualmente na diocese de Vila Real.

Em comunicado, veiculado pela CNN Portugal, a Comissão informa que o padre em causa “exerceu o seu ministério nesta diocese [Lisboa] e que está, atualmente, incardinado (transferido de diocese) em Vila Real, de onde é natural”.

“A denúncia foi dada a conhecer ao bispo daquela diocese, que informou ter iniciado uma investigação prévia e feito a comunicação às autoridades judiciais competentes”, acrescenta a nota.

No mesmo comunicado, a Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, coordenada pelo bispo Américo Aguiar, assegura que “prossegue o seu trabalho, mantendo uma total disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes e tendo sempre como prioridade o apuramento da verdade e o acompanhamento das vítimas”.

Numa nota informativa publicada na sua página na internet, a diocese de Vila Real confirma que “recebeu do coordenador da Comissão para a proteção de menores da Diocese de Lisboa a informação da existência de uma denúncia de eventuais abusos de menores ocorrido há alguns anos naquela diocese”.

O caso envolverá um padre, atualmente com 65 anos, “ordenado em Lisboa em 1985 e incardinado na diocese de Vila Real em 2011”, o qual já “foi informado desta denúncia e afastado de toda a atividade pastoral”, adianta o comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *