AlcocheteAtualidadePolítica

PAN alerta para ‘ecocídio’ se novo aeroporto for construído em Alcochete

«Um ecocídio à espreita» é como o PAN – Pessoas, Animais, Natureza classificam a construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.

Para o PAN, caso a obra avance ali, «irá promover o abate de mais de 200 mil sobreiros» e acusa a Comissão Técnica Independente (CTI) de ignorar «as preocupações ambientais.

A construção deste aeroporto em Alcochete representa um verdadeiro crime ambiental que vai contra as regras da proteção da natureza definidas pela União Europeia.»

O PAN admite ainda apresentar uma queixa à Comissão Europeia «caso se proceda à realização desta obra».

Em declarações aos jornalistas no parlamento, a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, considerou que a CTI «não colocou as preocupações ambientais em primeiro plano, assim como a segurança e a qualidade de vida das pessoas».

O PAN salientou que «a solução de Alcochete coloca preocupações graves, quer ao nível da desarborização – os cerca de 250 mil sobreiros bem como o montado que vão ter de ser destruídos para a construção – a par do impacto do ruído para a qualidade de vida das pessoas».

Segundo Inês Sousa Real a construção do aeroporto em Alcochete «compromete um dos maiores aquíferos de água pública do país», e apelou para uma «ampla participação» da população na consulta pública que se vai agora abrir.

Outro aspecto que lança dúvidas ao PAN é o facto de não terem sido divulgados os pareceres sobre a localização do aeroporto elaborados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que garante ir requerer ao Governo.

«Não podemos voltar a ter casos de falta de transparência, como os que vimos nos casos do hidrogénio em Sines, em que efetivamente a avaliação ambiental fica comprometida.»

rágico para uma zona que é muito sensível e, do ponto de vista do crescimento futuro, da flexibilidade que tal escolha daria ao nosso país, era uma solução com enormes deficiências”, referiu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *