AgendaCulturaDistritosPalmela

PALMELA – Automóveis antigos marcam presença em viagem histórica

O Largo de São João, Palmela, encheu-se de antiguidades raras no mundo automóvel, marcando presença numa viagem histórica que marca a entrada do primeiro automóvel em Portugal.

Diário Imagem

Tudo a postos, motores ligados e é tempo de arrancar até terras de Santiago do Cacém neste que é o XXIV Passeio que simboliza a chegada do primeiro carro ao nosso país, para Marco Paiva, vice-presidente do Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, adiantou ao Diário do Distrito que a passagem por terras de Palmela é obrigatória devido à história de que faz parte, foi em Palmela que aconteceu o primeiro acidente automóvel, em outubro de 1895 com esse primeiro automóvel de propriedade do Conde Jorge de Avillez, que era de Santiago de Cacém, a data ficou marcada e todos os anos a clube reúne os seus associados para um passeio até Santiago do Cacém e com passagem e paragem por terras de Palmela.

Diário Imagem

Este sábado estiveram a fazer o mesmo percurso cerca de 50 carros antigos, autênticas “obras de arte” que fizeram as delicias de todo o público que acorreu ao largo principal de Palmela. A iniciativa organizada pelo “primo” Gabi, ex-presidente da Junta de Freguesia de Palmela conseguiu conjugar as beldades de quatro rodas com o património histórico de Palmela. Depois de uma breve paragem na sede do concelho, os roncares dos motores rumaram até à Adega Cooperativa de Palmela, onde os esperava o habitual brinde com o Moscatel de Setúbal. O brinde foi realizado e era tempo de rumar até terras de Santiago do Cacém, mas ainda com paragens em Poceirão, Grândola e por fim Santiago do Cacém, terras do Conde Avillez. A tarde em terras alentejanas foi de gincanas onde os centenários deram provas do que são capazes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *