Distrito de SetúbalPalmela

Palmela | 5ª edição do Festival Manobras, a “maior de sempre”, apresentada na vila

Este ano celebra-se a 5ª edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas e a sua apresentação passou pelo município de Palmela no dia 12 de setembro, na Biblioteca Municipal.

O certame é promovido pela Artemrede, em cooperação com os municípios associados – que é o caso de Palmela – e decorrerá entre os dias 17 de setembro e 30 de outubro. Esta, que será “a maior edição de sempre”, conta com “23 espetáculos, 5 oficinas para crianças e uma instalação, num total de 72 apresentações ao público em 15 municípios”, explica comunicado da autarquia.

Para Palmela, é esperada e está programada uma estreia nacional – o projeto “Bom Anfitrião” tem a sua apresentação marcada para 8 de outubro, no Cine-Teatro S. João, e consiste numa “coreografia de Filipa Francisco em cocriação com quatro artistas locais (Santarém, Sesimbra, Palmela e Montemor-o-Novo), na exploração da emergência climática e do papel que as artes podem desempenhar no seu questionamento”, esclarece a mesma nota.

Na sessão de apresentação, estiveram presentes a Vereadora da Cultura do Município de Palmela, Maria João Camolas, a Diretora Executiva da Artemrede, Marta Martins e a artista Iza da Costa, que integra o projeto “Bom Anfitrião”.

Conforme pode ler-se, a vereadora Maria João Camolas enalteceu a “nobre missão do Manobras de criar novos públicos, destacando-se, também, na sua essência, conceitos tão importantes como as parcerias e cooperação”.

Duas datas podem ser reservadas para este evento na vila – a 16 de outubro, “Sapatos Novos”, dos catalães L’Home Dibuixa, contam a história “de uma criança que descobre o mundo e acumula experiências ao crescer”. No dia 30 de outubro, “os espanhóis Izaskun Fernández e Julián Saenz-López escrevem, constroem, iluminam e brincam numa bonita peça onde questionam os seus avós sobre as suas vidas passadas com uma delicadeza e uma beleza que é comovente”.

O programa completo pode ser consultado no site da Artemrede, com o município a relembrar que os “espetáculos da Trupe Fandanga, “Qubim” (8 de outubro) e dos PédeXumbo, “Aprometido” (15 de outubro)” estão também “programados para o Concelho de Palmela”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito