DestaqueDistrito de Lisboa

Novo cardeal poderá ser o sucessor de D. Manuel Clemente

Tudo está em aberto, mas também tudo indica que poderá ser essa a vontade do Papa Francisco, quando o cardeal patriarca de Lisboa sair de funções.

Há muito que se fala na saída do atual cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente dessa função, e muito se tem falado nos corredores da Igreja Católica de quem poderá ser o próximo sucessor do cardeal patriarca.

Este domingo, o Papa Francisco anunciou que será a 30 de setembro a data de nomeação de novos cardeais, e para Portugal está já definido o D. Américo Aguiar a receber essa ordenação.

Segundo fontes ligadas à Igreja Católica, é incomum um bispo auxiliar ascender a cardeal e com essa nomeação poderá ser um sinal de que D. Américo Aguiar poderá estar próximo de ser nomeado também patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente, irá fazer 75 anos muito em breve, o que significa que está no limite da idade para o cargo que desempenha atualmente.

A mesma fonte não quer garantir, mas poderá já ser no fim de setembro que D. Américo Aguiar possa ser já nomeado cardeal patriarca de Lisboa também.

O caminho está em aberto

Dentro da Igreja Católica há vários caminhos para que um cardeal a ser nomeado possa mesmo ocupar o cargo de cardeal patriarca, existe um documento papal [1737], que determina que quem seja nomeado patriarca é promovido a cardeal no consistório seguinte à eleição.

Outra das razões para que D. Américo Aguiar possa assumir esse cargo já este ano é o facto da idade do atual cardeal patriarca, 75 anos é o limite de idade para o cargo.

Depois a afirmação do Papa Francisco de que Manuel Clemente abandonará o cargo após a Jornada Mundial da Juventude. Entenda-se que as jornadas são de 1 a 6 de agosto deste ano e o consistório está marcado para 30 de setembro próximo.

Sendo que o cargo de cardeal patriarca de Lisboa ficará livre depois do encontro do Papa com os milhares de jovens e para a sua sucessão existe um bispo auxiliar, tudo dependerá do Papa Francisco.

“Quando é anunciado um pastor para a Diocese, uns ficam contentes e outros não, mas se nós próprios dizemos que é Deus que providencia os pastores, quando for anunciado darei graças a Deus por esse pastor”.

Disse D. Américo Aguiar


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *