AtualidadeDestaqueSines

Nova interação com orcas ao largo de Sines deixou veleiro francês em dificuldades

A Polícia Marítima auxiliou este sábado um veleiro com bandeira francesa em dificuldades após interação com orcas ao largo de Sines.

O veleiro, com três tripulantes a bordo, encontrava-se em dificuldades a cerca de 30 milhas náuticas (aproximadamente 55km) de Sines, após uma interação de um grupo de orcas com a embarcação ter danificado o leme, deixando a embarcação sem governo.

​O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu o pedido de ajuda cerca das 04h30 da madrugada, tendo informado de imediato a Polícia Marítima, que se deslocou para o local.

Chegados ao local, os elementos da Polícia Marítima confirmaram que o leme estava partido, estando o veleiro sem capacidade de governo, tendo procedido ao reboque da embarcação para o porto de Sines por questões de segurança.

O veleiro atracou em segurança no porto de Sines pelas 14h15, não tendo sido necessário prestar assistência aos tripulantes do veleiro.

O Comando-local da Polícia Marítima de Sines tomou conta da ocorrência.

Em poucos dias é a segunda situação ocorrida com orcas ao largo de Sines e a Autoridade Marítima Nacional reforça a recomendação a todos os navegantes para que, em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e se imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *