CulturaDistrito de Setúbal

Município de Setúbal assinala Dia Internacional dos Museus

A reabertura da Reserva Técnica Michel Giacometti e a apresentação de um sistema de audioguias no Museu do Trabalho são pontos altos do programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, em Setúbal.

A Reserva Técnica Michel Giacometti, instalada no polo da Bela Vista do Museu do Trabalho, é reaberta a 18 de maio depois de ter sido renovada pela Câmara Municipal de Setúbal num investimento de mais de 10 mil euros, comparticipado em 60 por cento pela Direção-Geral do Património Cultural, através de uma candidatura aprovada no âmbito do ProMuseus.

O renovado equipamento, localizado na Avenida Bela Vista, número 10, rés do chão, acolhe mais de 1100 objetos recolhidos por Michel Giacometti no âmbito do Plano Trabalho e Cultura, uma das ações do Serviço Cívico Estudantil, criado a 30 de maio de 1975, e uma das marcas visíveis da Revolução de Abril no plano educacional.

O Plano de Trabalho e Cultura, construído e supervisionado no terreno por Giacometti, levou, durante os três meses do Verão Quente de 1975, mais de uma centena de jovens em idade pré-universitária a um Portugal mais profundo e remoto, de Bragança ao Algarve, ao encontro de comunidades rurais e piscatórias.

Também durante o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Câmara Municipal de Setúbal apresenta um novo sistema de audioguias com conteúdos áudio e vídeo acessíveis, instalado no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com conteúdos pré-gravados sobre as três exposições de longa duração do Museu em português, inglês, francês e castelhano.

No dia 18, o Museu do Trabalho Michel Giacometti promove visitas livres às exposições de longa duração “Indústria Conserveira (Da lota à lata)”, “Ao Encontro do Povo”, composta pela coleção etnográfica de Giacometti, e “Mercearia Liberdade”, resultante de doação feita à autarquia, em 2002.

As visitam realizam-se no horário de inverno do Museu do Trabalho, entre as 09h30 e as 18h00, com limite máximo de pessoas no interior do equipamento devido às atuais medidas de contenção da pandemia.

Ainda durante o dia 18, a Casa Bocage convida o público a visitar a exposição de longa duração “Bocage – Polémico. Discutido. Genial” e o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *