CulturaDestaqueDistrito de Setúbal
Em Destaque

Morreu fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal

Fundou a ADCS em 1982.

A fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Maria Graça Bessa, morreu esta segunda-feira nas Caldas da Rainha. Tinha 84 anos.

Nascida a 12 de julho de 1938, Maria Graça Bessa iniciou os estudos de ballet em Lisboa e prosseguiu a aprendizagem em Londres, tendo desenvolvido a maior parte da sua carreira como bailarina do Ballet Gulbenkian.

Em 1982, juntamente com o marido, António Rodrigues, Maria Graça Bessa fundou a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que ambos dirigiram desde a data da fundação até 2003.

Dez anos depois, fundaram também a CeDeCe (Companhia de Dança Contemporânea) em Setúbal, que mais tarde, devido à insuficiência de apoios financeiros, decidiram transferir para Alcobaça.

Maria Graça Bessa, que se tornou uma figura incontornável da cultura na cidade de Setúbal e no país desde o final do século passado, foi distinguida em 1999 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendador do Mérito.

Foi também homenageada pela Câmara Municipal de Setúbal por Mérito Cultural, em 1992, e recebeu o Troféu Costa Azul por Serviço Público no domínio da cultura, atribuído pela Região de Turismo de Setúbal, em 2002.

A Academia de Dança Contemporânea de Setúbal já publicou uma mensagem nas redes sociais:


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *