Política

Menos mulheres na próxima legislatura

Lei da paridade parece estar a desaparecer, esta lei fixa em 40% a percentagem mínima de casa um dos sexos nas listas eleitorais, mas os resultados tem ficado muito a baixo do esperado. A próxima legislatura é exemplo disso.

A próxima legislatura irá contar com 76 mulheres eleitas para o parlamento português, na próxima legislatura, as bancadas parlamentares vão ser ocupadas com 33,6% de mulheres eleitas para os 226 mandatos já atribuídos.

Em 2022 o resultado das legislativas já tinha ficado muito a baixo do que a lei da paridade pretendia, foram eleitas 85 mulheres que desempenharam funções de deputadas na Assembleia da República.

Estas eleições antecipadas e que decorreram ontem, ficam ainda mais aquém do esperado, reduzindo as mulheres de 85 para 76 que vão permanecer no parlamento português.

O PAN elegeu a sua única deputada, Inês Sousa Real, o Bloco de Esquerda (BE) é o partido com maior representatividade feminina presente nesta legislatura, elegendo três mulheres entre os cinco mandatos conquistados (60%), a seguir vem o PS com 30 mulheres entre os 77 deputados.

A Aliança Democrática, elegeu 79 deputados, 24 mulheres foram eleitas pela AD, a seguir vem o Chega que elegeu 13 deputadas para a sua bancada parlamentar.

Os restantes, Iniciativa Liberal elegeu três mulheres dos oito deputados, o PCP e Livre elegeram uma mulher cada dos quatro mandatos conquistados na noite de domingo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *