Distrito de Bragança

Médico ex-deputado do PSD acusado de violação

O médico Telmo Moreno, ex-deputado do PSD e antigo governador-civil de Bragança, vai ser julgado por dois crimes de violação.

Segundo a acusação, a que a TVI teve acesso, o radiologista, actualmente com 75 anos, chamava as pacientes para um gabinete privado para lhes realizar exames invasivos que não constavam de nenhum relatório médico.

Os casos que vão a julgamento no tribunal de Bragança aconteceram entre Novembro de 2020 e Fevereiro de 2021 e dizem respeito a duas mulheres que foram realizar ecografias abdominais e mamárias.

Segundo a acusação, o médico terá sugerido a uma das pacientes que esta teria de fazer um segundo exame, chamado de “medidor de intensidade”, durante o qual terá explicado: “É um exame hormonal, muitas vezes confundido com um acto sexual, mas nada tem que ver com sexo”.

Acto contínuo, Telmo Moreno terá introduzido dois dedos na vagina da paciente e terá perguntado: “Está a sentir calores? Pode libertar-se!”. Ambas as mulheres pediram para interromper o exame, que acabou por não constar do relatório médico final.

O radiologista é agora acusado de dois crimes de violação, puníveis com uma pena de 1 até 6 anos de prisão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *