AgendaDistrito de Setúbal

‘Março Mulher 2022’ assinalado em Setúbal com diversas iniciativas

A ‘Igualdade entre mulheres e homens’ é o tema do Março Mulher 2022, programa que reserva concertos, caminhadas, cinema, encontros literários, conversas e formações a realizar durante o mês em vários espaços e equipamentos de Setúbal, informa a autarquia em comunicado.

As actividades são realizadas pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, e com a colaboração de diversas instituições, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março.

As caminhadas no programa Março Mulher começaram a 5 e vão continuar no dia 6, a partir das 09h00, pelas ruas da freguesia do Sado, entre o Polo Social e Cultural e o Moinho de Maré da Mourisca, onde se realiza um lanche-convívio. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia do Sado, tem inscrições gratuitas para o endereço de correio eletrónico geral@jf-sado.pt ou o contacto telefónico 265 783 016.

A 20, pelas 09h00, o ponto de encontro de outra caminhada é o Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Gâmbia para um percurso por ruas da freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra que culmina com um convívio de celebração do Dia Internacional da Mulher nas instalações da coletividade.

O cinema é outro destaque do programa Março Mulher 2022, com um conjunto de sessões gratuitas, no Centro de Cidadania Ativa, às segundas-feiras, às 15h00.

No dia 7 é exibido o filme “Frida”, de Julie Taymor, e a 14 é possível ver “A Troca”, de Clint Eastwood. Segue-se, a 21, “Harriet”, de Kasi Lemmons, e, a terminar o ciclo de Segundas de Cinema, a 28, é exibido o filme “As Horas”, de Stephen Daldry.

O Cinema Charlot – Auditório Municipal também acolhe sessões gratuitas, a começar, no dia 9, às 19h00, com a exibição do documentário “O Consentimento não se compra”, seguida de debate sobre o tema da prostituição e da exploração sexual.

No dia seguinte, às 10h30 e 14h30, há sessões para escolas com a exibição do filme “Woman – Mulher”, de Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail setcurtas@mun-setubal.pt.

A 12, pelas 16h00, na Casa do Largo, é apresentado o filme “As andorinhas de Kabul”, de Zabou Breitman, e a 20, no mesmo horário, no Espaço 50 Cuts, é possível ver o filme de Haufaa al-Mansour “A candidata perfeita”. Os bilhetes para cada sessão têm o custo de um euro.

As comemorações do Março Mulher contemplam um conjunto de encontros literários, conversas e campanhas de interação com a população sobre o tema da “Igualdade entre mulheres e homens”.

O projeto “O pai já vai” desafia os pais do concelho de Setúbal a enviarem fotografias de momentos únicos entre pais e filhos e aderirem a uma campanha sobre a importância de ser pai. As imagens, enviadas para o endereço plano.igualdade@mun-setubal.pt, são publicadas online no dia 19.

A campanha “Igualdade em cada campo”, a decorrer entre os dias 7 e 13, convida os setubalenses a criar mensagens visuais, que serão colocadas em vários locais da cidade para estimular a reflexão sobre as desigualdades. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 265 547 450 ou pelo endereço seies@coopertivaseies.org.

“O Que é o sexismo” é o mote para uma campanha a decorrer entre os dias 14 e 20 de março, com a publicação de uma mensagem por dia nas redes sociais da Câmara Municipal de Setúbal e da SEIES.

No Dia Internacional da Mulher, a partir das 10h00, há uma exposição de poemas contra a violência, na Escola Conde Ferreira, escritos pelos sócios da Casa da Poesia, e de pequenos postais com frases alusivas ao tema colocados, em diversos locais da cidade.

À tarde, há um conjunto de atividades na Praça de Bocage, que tem início às 14h00 com pinturas ao vivo por um grupo de artistas da Artiset.

Entre as 15h00 e as 18h00, a SEIES promove a ação de rua “Setúbal com + Igualdade”, de auscultação da população e divulgação de propostas sobre a igualdade e para as 17h30 está marcado um momento de microfone aberto, em que pessoas a título individual e instituições do concelho são desafiadas a falar sobre o tema.

“Um chá e muitas perguntas” é o tema de uma reunião aberta do Grupo LGBTI da SEIES a decorrer no dia 10, às 18h30, no Centro de Cidadania Ativa e no mesmo dia, uma leitura encenada por Joana Manuel, às 21h00, na Casa da Cultura, revela “Vozes de Mulheres na Obra de Saramago”. As entradas para o evento têm o custo de quatro euros.

A Câmara Municipal de Setúbal e a Casa da Poesia organizam, no dia 21, entre as 17h00 e as 19h00, a pretexto da 11.ª edição da Maratona da Poesia, uma sessão de “Poesia no Feminino”, na Biblioteca Pública Municipal.

A 18, pelas 14h30, no Centro de Cidadania Ativa, há uma conversa sobre “Sexismo na cidade”, que tem como convidadas a presidente da Associação das Mulheres na Arquitetura, Patrícia Santos Pedrosa, e a subcomissária Joana Bicho, da PSP de Setúbal.

“Faz ruído pela Igualdade” dá o mote à conversa a decorrer no dia seguinte, pelas 15h30, na Casa do Largo, com a participação de representantes de várias organizações com intervenção na área da igualdade.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher ficam também marcadas pela conferência “A luta das mulheres durante o fascismo em Portugal”, proferida por Rita Rato, com uma intervenção artística de Rosa Nunes. O encontro realiza-se no dia 20, pelas 16h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

A 24, a partir das 18h30, o Centro de Cidadania Ativa acolhe o encontro “O sangue-susto”, de reflexão sobre os tabus da menstruação, aberto à participação de mulheres de todas as idades. As inscrições devem ser feitas pelo contacto telefónico 265 547 450 ou pelo email seies@cooperativaseies.org.

“A literatura africana” é o tema da palestra conduzida por Inocência Mata sobre a obra da escritora moçambicana Pauline Chiziane, a realizar no dia 26, pelas 16h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

O programa do Março Mulher 2022 reserva, ainda o pedipaper “Igualdade na Realidade”, a realizar a 26, às 15h00, na zona do Viso, com início no Jardim Aqui Sou Livre, e inscrições pelo telefone 265 541 500 e disoc@mun-setubal.pt.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *