AgendaPalmela

Marateca recebe Operação Integrada Local

A sessão de esclarecimento e de apresentação de projetos que possam integrara a Operação Integrada Local Poceirão - Marateca irá realizar-se no Centro Comunitário de Águas de Moura já no dia 8 de novembro.

A segunda sessão de esclarecimento e apresentação de projetos e ideias da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão – Marateca, já está marcada para o próximo dia 8 de novembro, pelas 20h30, no Centro Comunitário de Águas de Moura.

Segundo nota da Câmara Municipal de Palmela, a primeira sessão que decorreu no passado dia 26 de outubro, no Centro Cultural de Poceirão, teve nota positiva pela participação de entidades e representantes do movimento associativo e da comunidade educativa, incluindo ainda autarcas locais e o pároco local, bem como toda a comunidade daquela localidade que esteve presente e apresentou ideias e projetos para serem desenvolvidos naquela região em breve.

Estas sessões que estão a ser promovidas pelo Município de Palmela naquela União de Freguesias Poceirão e Marateca, pretende dar a conhecer e apelar à participação da comunidade local na OIL Poceirão – Marateca, dando assim resposta integrada para um desenvolvimento mais sustentável daquele território. A OIL também per tende de desenvolver todo o trabalho com a comunidade local para poder atrair mais habitantes, visitantes e até investimento.

Esta operação desenvolvida pela Câmara de Palmela integra cerca de 60 ações, que estão divididas por sete eixos estratégicos, que passam pelo ambiente e valorização do espaço público, cidadania e empoderamento de comunidades, a cultura e a criatividade também são eixos importantes. Já no campo da educação, emprego e economia social, o programa quer ir mais além, com captação de novos investidores para toda a região daquela União de Freguesias, a saúde e o social também é uma área que terá que haver mais investimento por parte do poder central e local.

Já na tipologia física, existem dois eixos que a autarquia está atenta e contará com o envolvimento de um vasto conjunto de parceiros, são as obras e imateriais. Este projeto é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa. Palmela conseguiu deste apoio captar 6,5M€ para o território de Poceirão e Marateca. Em comunicado a autarquia palmelense avança: “O Município está orgulhoso por conseguir captar 6,5M€ para este território e reforça a importância de a população se envolver e participar neste programa, não só como beneficiárias/os, mas como facilitadoras/es das ações”.

Na sessão de Poceirão, a iniciativa contou com a participação de João Tiago Carapau, da PATER, que apresentou algumas ações imateriais da OIL como projetos que envolvam a cultura e que seja dedicado à percussão e ao acordeão, apoio à comunidade de migrantes, criação de um grupo informal de cuidadoras/es de felinos e canídeos, criação da Rede de Emprego Local, projeto “Comida em Casa”, criação de uma rede de voluntariado e de vizinhança, entre outros projetos que possam surgir em breve.

Nuno Frazão, da Positive Benefits, também partilhou um conjunto de ideias e dinâmicas de inovação social e mecanismos de participação pública, pois para este responsável é importante as/os beneficiárias/os marcarem presença em todas as fases do processo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *