DestaqueDistrito de SetúbalMontijo

“Jovens devem juntar-se a partidos políticos”: Diogo Vintém, líder da JS Montijo, encontrou na política o “espaço para ser ouvido”

Desafiado a eleger um local para a conversa com o Diário do Distrito, o Presidente da Juventude Socialista (JS) Montijo escolheu a Casa da Música Jorge Peixinho.

  A Casa da Música. Porquê?

“Entendo que a Casa da Música foi uma das obras estruturantes do Partido Socialista aqui no concelho, nos últimos anos, – é fundamental existirem estes espaços culturais”. Diogo Vintém acrescenta que a “ideia de ter uma Casa da Música Jorge Peixinho, com este nome, é também uma evocação de uma figura incontornável da cultura do Montijo e do país”.

 A reabilitação urbana do antigo edifício da Quinta das Nascentes representa, para o líder da JS, aquela que tem sido a “visão do PS no Montijo”, que passa por adquirir imóveis devolutos e de os “transformar em espaços para a comunidade”. Diogo Vintém dá o exemplo da revitalização da Biblioteca Municipal, uma empreitada que está prevista no orçamento municipal para 2024, e refere a aposta do PS na “recuperação da habitação social pública”.

O começo da vida política

“Eu tomei a decisão de entrar na JS após a formação do Governo do Partido Socialista com o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, do Partido Comunista e do Partido Ecologista “Os Verdes” (em 2015) porque senti que Portugal, naquela altura, necessitava de uma mudança, de pôr fim à política de austeridade: dos cortes nos salários e nas pensões, no investimento público”, destaca o socialista. Diogo Vintém conta que não vem de uma “família propriamente política” e que foi através dos amigos que começou a tomar-lhe o gosto: “Íamos discutindo Política, História e as nossas diferenças”, sublinha.

À procura de “um espaço para ser ouvido”, Vintém, com vontade de contribuir para as “transformações sociais”, admite gostar muito da política no concelho. “Uma das coisas que mais me orgulho de ter realizado, no âmbito da minha ação política, foi aprovar, em assembleia municipal, a gratuitidade dos produtos de higiene menstrual”, uma medida que o executivo camarário terá a pretensão de fazer avançar. No caso, o Montijo seria o “primeiro concelho do país” a disponibilizar gratuitamente os produtos de higiene menstrual em todas as escolas do concelho: para desta forma “combater as desigualdades sociais”, reitera Diogo Vintém.

Os desafios que os jovens políticos enfrentam no cenário nacional

“Os jovens têm-se vindo a organizar sobretudo em movimentos inorgânicos e sociais, mas não têm aderido a partidos políticos, que é mesmo a melhor forma que os jovens têm de concretizar as mudanças que ambicionam”, o jovem de 24 anos reforça que os mais novos “devem juntar-se a partidos políticos” para realizarem transformações na comunidade. Temos por hábito reunir com as associações de estudantes do concelho, de estarmos presentes nas escolas secundárias. Não perdemos esse contacto”, termina.

O que se segue para o líder da juventude partidária montijense?

“A minha prioridade é terminar a licenciatura em Direito e depois ir trabalhar na área, de que eu gosto. Do ponto de vista político o objetivo é conciliar, que é muito difícil para quem tem uma vida política muito ativa como eu”, afirma o jovem de 24 anos.

Diogo Vintém é também Vice-Presidente da Federação de Setúbal da JS, Diretor do jornal digital e revista Jovem Socialista e Coordenador de Comunicação da Federação de Setúbal do PS.  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *