CulturaSetúbal

Janeiras são ouvidas no Auditório Bocage em Setúbal

Os Grupos Corais Alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” ofereceram o cante das Janeiras à Junta de Freguesia de São Sebastião no passado dia 4 de janeiro, no Auditório Bocage.

Os dois grupos de cantares alentejanos juntaram-se num evento para cantar as Janeiras à população de São Sebastião, numa iniciativa organizada pela Junta de Freguesia.

“Este ano optámos por fazer diferente e dar voz aos dois grupos em simultâneo”, revelou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, recordando que as Janeiras eram oferecidas anualmente à comunidade da freguesia por ambos os grupos, de forma alternada.

Luís Matos expressou, perante o público que, de forma livre e gratuita, assistiu ao momento cultural, que “é com enorme orgulho e satisfação que vos acolhemos nesta a nossa nobre e humilde casa”. O autarca agradeceu aos grupos, e respetivos clubes em que estão inseridos, por aceitarem o desafio de forma imediata, assim como aos trabalhadores da Junta de Freguesia “sem os quais nada disto se consegue concretizar”.

“Fazemos questão de continuar a acompanhar-vos e a dar voz a esta tradição do Cante Alentejano”, sublinhou Luís Matos, mostrando o seu agrado pela integração de jovens nos grupos que atuaram. “Vemos com bons olhos a união entre a malta com mais experiência e os mais jovens porque é importante transmitir o testemunho da tradição do Cante aos mais jovens”, concluiu.

Coube ao Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente” dar início ao espetáculo, com uma moda personalizada dedicada ao presidente da Junta de Freguesia. Seguiram-se modas ao menino Jesus e ao Alentejo, como “Um dia Alentejo” e “Seara ao vento suão”.

O Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” cantou também algumas modas que conseguiram resistir ao tempo e outras que adaptaram à cidade de Setúbal, como a moda em homenagem à cantora lírica Luísa Todi. “É bonito o Alentejo” e “Nossa Senhora de Fátima” foram outras das modas interpretadas pelo conjunto.

Esta tarde cultural foi finalizada com um momento de convívio onde foi partilhado um pequeno beberete com moscatel e bolo-rei.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *