AgendaDistrito de Setúbal

Inscrições abertas para o Concurso de Fado de Setúbal

Evento destina-se a maiores de 16 anos e decorre a nível nacional. O prémio para o melhor fadista é de 600 euros.

O evento será composto por três espetáculos, realizados em datas diferentes — duas semifinais, uma a 11 e outra a 18 de novembro. A gala final, com os seis apurados, está marcada para o dia 25 do mesmo mês. O concurso é aberto à participação de pessoas de todo o País com, pelo menos, 16 anos completados até ao final do ano.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, na Rua Regimento de Infantaria 11, número 7, ou pelo email dicul@mun-setubal.pt. Cada candidato deve inscrever-se com cinco fados e as audições são feitas a capella. São apurados um máximo de dez concorrentes para cada uma das semifinais. Como é habitual será distinguido o melhor fadista e atribuídos prémios monetários aos participantes.

As decisões serão tomadas pelo júri, constituído por três elementos a designar pela organização. O público também poderá votar no seu favorito. O vencedor do XV Concurso de Fado de Setúbal recebe um prémio no valor de 600 euros, enquanto os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam 400 e 300 euros, respetivamente. Os classificados em quarto, quinto e sexto lugares recebem, cada um, 100 euros e o vencedor do Prémio do Público tem direito a 150 euros.

Já o melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma menção honrosa. No documento aprovado, pode ler-se que esta iniciativa, organizada pela autarquia de Setúbal desde 2009, “tem sido uma presença constante e valorosa” na programação cultural do município que “sempre se destacou na promoção do fado, reconhecido como Património Imaterial da Humanidade”.

Embora todos os que tenham mais de 16 anos possam participar, destaca-se “a notável e crescente relevância” dos jovens, pois esta é “uma plataforma para expressar a sua paixão e habilidade no Fado, um género musical profundamente enraizado na nossa cultura”. O Concurso de Fado de Setúbal “é um exemplo notável do compromisso contínuo da cidade em preservar e enriquecer esta herança cultural

O fado foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em 2011, e é uma das maiores representações da cultura portuguesa. Grandes artistas elevaram o País além-fronteiras e a nossa cidade contribui para continuar a difundir a voz dos fadistas, com a realização do XV Concurso de Fado de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *