Agenda

Hugo David e Inês Pedruco estreiam criações em Almada

Em setembro a Companhia de Dança de Almada tem duas estreias marcadas: “As Cores da Água”, um videodança de Hugo David e “ShortCut”, da coreógrafa Inês Pedruco, são as criações em estreia que integram a programação da 31.ª Quinzena de Dança de Almada — International Dance Festival.  

Tendo como base a peça “RGB”, com conceito de Jon López e Martxel Rodriguez, para a Companhia de Dança de Almada, Hugo David propôs-se desenvolver um projeto de videodança, “As Cores da Água”, transportando os corpos dos intérpretes para fora do palco, fazendo face aos elementos. “RGB” é rica de cor, luz e contrastes cromáticos, representados no videodança através das paisagens e elementos que rodeiam estes corpos numa linguagem fotográfica.

Ao longo do desenvolvimento do projeto a água ganhou progressivamente protagonismo e presença, de forma que se transforma também num corpo intérprete de movimento, cor, forma e luz. “As Cores da Água” estreia no Salão da Carochas, em Almada, dia 22 de setembro, inserido no programa 1 da Mostra de Videodança, uma secção da Quinzena de Dança de Almada.

Uns dias mais tarde, a 30 de setembro, no palco principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, a Companhia de Dança de Almada estreia “ShortCut”, uma criação da coreógrafa Inês Pedruco, com apoio à dramaturgia de Rafaelo Barreto. “ShortCut” é uma criação inspirada em alguns contos do livro “Short Movies” de Gonçalo M. Tavares. Na sinopse, assinada por Rafael Barreto, pode ler-se “talvez seja uma visita ao interior de alguém. “ShortCut”, conta-nos várias histórias, mas foca-se numa só “Um som foi tudo o que bastou para entrarmos sem permissão no seu interior.”

A Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) é uma associação cultural sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes da criação artística, formação em dança e programação cultural. Fundada por Maria Franco, iniciou atividade como companhia profissional de dança contemporânea em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e estrangeiros, apresentadas no país e no estrangeiro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *