País

Homenagem a Carlos Avilez marca mensagem do Dia Mundial do Teatro

A mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores para o Dia Mundial do Teatro presta homenagem ao saudoso encenador Carlos Avilez, fundador do Teatro Experimental de Cascais, e denuncia o subfinanciamento do setor, destacando a importância do teatro como instrumento de mudança.

Na mensagem assinada pelo escritor Tiago Torres da Silva, o foco recai sobre a figura de Carlos Avilez, destacando não apenas a sua contribuição para o teatro português, mas também a sua generosidade e impacto duradouro. Torres da Silva aponta ainda para as dificuldades enfrentadas pelo setor teatral devido ao subfinanciamento, alertando para a necessidade de uma atenção mais cuidadosa por parte das autoridades.

Ao longo da mensagem, Torres da Silva destaca a importância do teatro como um espaço de liberdade e questionamento, relembrando a essência do trabalho de Avilez e a sua influência nas gerações futuras de artistas. No entanto, o autor expressa preocupação com o futuro do teatro, especialmente em relação às novas gerações de atores e às limitações financeiras das companhias teatrais.

O texto também aborda a dimensão política do teatro e a sua capacidade de refletir e influenciar a sociedade, especialmente em tempos de desafios globais. Torres da Silva ressalta a importância de não se render às pressões comerciais, defendendo um teatro que priorize a arte e o pensamento crítico.

A mensagem encerra com um apelo aos poderes municipais para protegerem instituições culturais importantes, como os Artistas Unidos, e com uma celebração vibrante do teatro e da sua relevância para o mundo.

Enquanto o Dia Mundial do Teatro mobiliza iniciativas por todo o país, algumas atividades foram afetadas pelas condições climáticas adversas, demonstrando os desafios enfrentados pelos artistas mesmo em momentos de celebração.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *