Agenda

Halloween especial com Moonspell em Almada

Os Moonspell regressam à sala Incrível Almadense, em Almada, para celebrar o, 25.º aniversário dos seus concertos de Halloween.

Inspirados pela banda norte-americana Type O Negative — que, todos os anos, celebrava a Noite das Bruxas com um concerto em Brooklyn — os Moonspell estrearam o conceito no Porto há 25 anos e, desde então, levam a sua festa de Halloween a várias cidades, nacionais e internacionais.

No dia 31 de outubro, a banda sobe ao palco do Incrível Almadense e apresentará “um alinhamento e produção exclusiva para Almada”. Já a primeira parte do “Incrível Halloween” vai estar a cargo dos Thragedium, que editam, após 20 anos, um novo disco, “Lisboa depois de morta”.

“Quando ainda muito pouca gente celebrava esta festa pagã em Portugal, os Moonspell foram pioneiros e colocaram na agenda da imensa alcateia de fãs a data de 31 de outubro como a celebração ritual da música e da imagem do gótico, no dia ‘em que as almas saem à rua’ para anunciar o inverno”, lembra a organização em comunicado. Os bilhetes já se encontram à venda por 25 euros.

Os Moonspell são uma banda de metal gótico da Brandoa, Portugal, formada em 1992. No ano de 1989 na Brandoa, na cidade da Amadora, surgiram os Morbid God, uma banda ainda inexperiente, sem bons instrumentos e sem um bom local para ensaiar. Só no ano seguinte é que seria registada em estúdio a primeira música da banda, no formato de promo tape e com o título de “Serpent Angel”. A banda só conseguiu estabilizar-se em 1992, lançando a sua primeira demo tape. Na época tocavam apenas black metal.

No entanto, foi nesse mesmo ano de 1992 que a banda mudou o nome para Moonspell. Sendo os seus membros fundadores: Duarte Picoto (Aka:Mantus), Fernando Ribeiro (Aka:Langsuyar), João Pereira (Aka: J.M. Tanngrisnir), João Pedro Escoval (Aka:Tetragrammaton/Ares), Luís Lamelas (Aka: Malah/Fenrir), Pedro Paixão e Miguel Gaspar (Aka: Mike/Nisroth).

Em 1993, gravaram a demo Anno Satanae, que lhes garantiu um contrato com a editora francesa Adipocere Records para a gravação de um EP que foi editado um ano depois com o nome Under the Moonspell. Em 1995, e já na Century Media Records, editaram o seu primeiro CD, intitulado Wolfheart.

Neste CD, quebraram com o seu antigo estilo, black metal, para produzirem um CD gótico com influências de Folk e Black Metal. O CD foi um sucesso, o que colocou finalmente os Moonspell na cena do metal internacional. O trabalho seguinte, Irreligious, foi lançado em 1996, cujo ‘single’, Opium (música inspirada no poema Opiário de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa), continua a ser uma das músicas mais conhecidas dos Moonspell.

Em 1998, foi lançado o álbum Sin/Pecado, com elementos eletrónicos a serem adicionados ao som da banda, num trabalho experimental. Paralelamente, nesse mesmo ano, nasce o projeto Daemonarch. No projeto, de puro black metal, o vocalista Fernando Ribeiro e os outros membros dos Moonspell, com exceção do baterista Mike Gaspar, editam o álbum Hermeticum.

Em seguida, em 1999, viria o The Butterfly Effect (banda), elevando ainda mais essa face experimental/eletrónica.

Em 2001, o álbum Darkness and Hope aparece com uma sonoridade gótica e apresenta o ‘single’ Nocturna, uma das músicas do repertório da banda mais aclamadas e ouvidas. The Antidote (2003), um trabalho feito a duas mãos com o escritor José Luís Peixoto, é um álbum mais agressivo, tido por alguns fãs como o melhor álbum de sempre da banda.

Em 2006, já com contrato com a SPV GmbH, é lançado o álbum Memorial que atingiu o ‘top’ português na primeira semana, levando a banda a garantir o seu primeiro Disco de Ouro no seu país por vendas superiores a 10.000 exemplares.

Coadjuvados pelo sucesso do último álbum, os Moonspell ganharam em novembro de 2006 o prémio de Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards. Em 2007, editam um novo álbum, intitulado Under Satanae, composto por regravações das primeiras demos, incluindo o Under the Moonspell.

Também em 2007 editam o seu primeiro “Best Of” intitulado The Great Silver Eye. A 19 de maio de 2008 sai o nono álbum da banda com o nome Night Eternal, seguido, em dezembro do mesmo ano, pelo muito aguardado duplo CD e DVD Lusitanian Metal, contendo várias gravações ao vivo desde o início da banda até 2004 e ainda uma entrevista.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *