Grândola

Grândola | Projeto de Arqueologia Comunitária reabilita Monumento Megalítico do Lousal

Monumento Megalítico do Lousal

O projeto de reabilitação e escavação do monumento megalítico do Lousal foi apresentado no Salão do Lousal, e é promovido pela Câmara Municipal de Grândola, através de um projeto de arqueologia comunitária, que pretende devolver à sociedade o usufruto pleno do monumento.

A requalificação do monumento irá permitir a visitação livre e desimpedida ao local e facilitar a leitura e compreensão da monumentalidade do conjunto, possibilitando assim o seu usufruto social e pedagógico.

Com esta solução, que inclui a construção de um novo passadiço de acesso, o sítio arqueológico irá também beneficiar de um enquadramento paisagístico e visual mais harmonioso com o entorno natural.

A escavação, que irá decorrer até 28 de julho, tem uma componente de Arqueologia comunitária uma vez que é realizada pelos técnicos do setor de património da Câmara de Grândola, com jovens do concelho, no âmbito do projeto municipal «Bora Lá Bulir» e aberto à população, que é convidada a colaborar em todo este processo de valorização, preservação e divulgação do património histórico e cultural.

Inserido em várias Rotas Pedestres já marcadas, o monumento megalítico está situado muito próximo da aldeia do Lousal e deverá ser um complemento à oferta cultural, turística, científica e pedagógica desta aldeia mineira.

O monumento megalítico do Lousal foi escavado em 1952 por uma equipa dos então denominados Serviços Geológicos e Mineiros, dirigida por Octávio da Veiga Ferreira, e se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 29/90) desde 1990.

A importância do património arqueológico da região foi recentemente reconhecida com a incorporação de mais 13 monumentos megalíticos na classificação do Megalitismo Alentejano (Anúncio 17/2023), totalizando atualmente 16 sítios classificados no concelho de Grândola.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *