Grândola

Grândola | Núcleo Museológico da Olaria de Melides disponibiliza Experiências Interativas

Situado na Aldeia de Melides, Grândola, o Núcleo Museológico de Olaria visa a salvaguarda e divulgação da atividade oleira na região, e está agora dotado de soluções tecnológicas que disponibilizam experiências interativas, com recurso a tecnologias inovadoras, oferecendo aos visitantes conteúdos memoráveis e de relevante impacto multissensorial.

A Olaria de Melides, último testemunho da atividade oleira na região, pretende documentar, proteger e divulgar os testemunhos materiais e imateriais da atividade que se desenvolveu em Melides, pelo menos desde o século XVII. 

Ao longo de cinco espaços expositivos, integrados na casa do oleiro, oficina e forno, está patente uma exposição sobre a história e a arte da olaria e os últimos oleiros da região. Completam este espaço museológico duas oficinas de cerâmica com quatro rodas de oleiro, onde três ceramistas estão em permanência a modelar peças que aliam o tradicional a novas abordagens artísticas e designs inovadores.

Na Olaria de Melides, o visitante poderá agora vivenciar novas e diferentes experiências com os seguintes equipamentos:

– Óculos Quest 2 – Realidade Virtual | permite que os utilizadores entrem num ambiente virtual, completamente personalizado com visão 360º. Por meio de equipamento próprio, o visitante tem a possibilidade de conhecer e de participar ativamente no processo de recolha e preparação do barro e no fabrico de uma peça

– Tablets – Realidade Aumentada | permite através de QR Code que o utilizador visualiza a funcionalidade e o contexto de alguns objetos que se encontram na exposição: máquina de fazer púcaros, forno e fornalha, recolha de barro, manuseamento da roda de oleiro, captura do polvo com alcatruz, peças utilitárias em miniatura, funcionamento das panelas de barro, utilização de peças sepulcrais

– Mesa Interativa | o utilizador pode aceder a informações sobre o património natural, histórico e arqueológico de Melides, bem como a dois jogos interativos: uma sopa de letras e um jogo onde o utilizador ajuda o oleiro a construir uma peça de barro, passando por todas as fases do processo, desde a recolha e a preparação do barro até ao fabrico da peça.

As visitas, com entrada gratuita, decorrem de terça-feira a sábado na Rua da Fonte, no centro de Melides, das 09h30 – 13h00 | 14h00 – 17h00.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *