DestaqueGrândola

Grândola | Nova estrutura sub-regional de Proteção Civil do Alentejo Litoral arranca em 2023

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral anunciou esta segunda-feira, através do seu site, que a partir de 1 de Janeiro o Alentejo Litoral vai passar a ter uma estrutura própria de coordenação das ações de emergência e proteção civil, que ficará instalada em Grândola.

«A decisão de criar comandos sub-regionais coincidentes com as 23 comunidades intermunicipais existentes no país foi tomada pelo Governo em 2019», explica a comunicação da CIMAL.

«Nessa restruturação manteve-se um comando nacional de emergência e proteção civil e cinco comandos regionais de emergência e proteção civil: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.»

No caso do Comando Regional do Alentejo, vai ficar com quatro comandos sub-regionais, que se situam, além do Alentejo Litoral, no Alto Alentejo, no Alentejo Central e no Baixo Alentejo.

O novo modelo de funcionamento da emergência e proteção civil ao nível sub-regional foi apresentado pelo Comandante Regional do Alentejo, José Ribeiro, numa reunião que decorreu a 16 de Dezembro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), em Grândola.

Nos cinco concelhos abrangidos pela nova estrutura existem dez corpos de bombeiros: Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Santo André, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Sines.

Ao todo, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral abrangerá uma área de 5.308 km2 onde residem cerca de 95.000 pessoas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *