Grândola

Grândola | Duas praias vão ter parques de estacionamento gratuitos

A Câmara Municipal de Grândola anunciou que irá criar dois novos parques de estacionamento nas Praias da Aberta Nova e Galé, com capacidade para 520 lugares, totalmente gratuitos, acessíveis a todos e de gestão pública.

O município está a avançar com os procedimentos e vai implementar já esta época balnear um projeto piloto de transporte rodoviário para facilitar o acesso dos munícipes às praias do concelho. 

A construção dos parques nas praias da Aberta Nova (220 lugares) e da Galé (300) obedece a autorizações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que estabeleceu a localização e consequente número de lugares de cada estacionamento, no âmbito do Programa da Orla Costeira Espichel-Odeceixe (POC-EO) que foi aprovado no final do ano passado.

O presidente da autarquia, António Figueira Mendes, considera que este instrumento devia prever mais acessos e mais estacionamentos ao longo da faixa atlântica do concelho, tendo em conta a sua extensão e a enorme procura que se verifica durante a época balnear.

O município tem desenvolvido várias ações para possibilitar, o mais rapidamente possível, a construção destas infraestruturas.

«O novo parque de estacionamento da praia da Galé e o passadiço de acesso à praia estão previstos para terrenos municipais, pelo que o município está a avançar com os procedimentos para rever um projeto que foi desenvolvido em 2008 pela CCDR/APA. O objetivo é conseguir avançar com a obra ainda durante o ano de 2023.»

Relativamente à praia da Aberta Nova, o presidente explica que «todos os terrenos na envolvente são privados, incluindo o local indicado pela APA para construir o parque de estacionamento, pelo que o processo poderá ser mais complexo que o da praia da Galé».

Apesar disso, o município já está a desenvolver os procedimentos para elaboração do projeto do futuro parque de estacionamento.

«Estamos a trabalhar em articulação com a Autoridade de transportes para implementarmos já durante este verão um projeto piloto de transportes rodoviário para as praias de Melides, Carvalhal e Pego», explicou ainda António Figueira Mendes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *