Grândola

Grândola | Dois novos polos de saúde inaugurados mas faltam profissionais

Dois novos polos de saúde foram inaugurados esta semana em Melides e Azinheira dos Barros, no concelho de Grândola, num investimento da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) de cerca de 500 mil euros, com financiamento do Portugal 2020.

Estes dois polos vão permitir servir dois mil utentes, e de acordo com a presidente do conselho de administração da ULSLA, Catarina Filipe, o investimento resulta do esforço conjunto da ULSLA, juntas de freguesia de Melides e Azinheira dos Barros e da Câmara Municipal de Grândola.

Já o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, afirmou que os novos equipamentos «trazem outra qualidade e conforto aos profissionais de saúde e utentes das duas freguesias» declarou à Lusa.

«Não havia extensões de saúde nestas duas localidades, onde o atendimento era prestado nas Casas do Povo de Azinheira dos Barros e de Melides, em estruturas muito precárias, sem a qualidade das novas instalações.»

No entanto, a situação pode não resolver todos os problemas dos utentes de saúde, uma vez que nesta região faltam profissionais de saúde, conforme alertaram os responsáveis.

Para Catarina Filipe, «é urgente encontrar soluções que ajudem a captar mais profissionais de saúde quer para os cuidados de saúde primários, quer para os cuidados de saúde hospitalares».

Também António Figueira Mendes alertou para a «urgente necessidade de recursos humanos na área da saúde na região, sobretudo, médicos e enfermeiros que possam prestar o cuidado de saúde às pessoas, que é o que não temos tido até agora».

E enumerou os problemas: «no caso de Melides, creio que há um médico todos os dias, mas em Azinheira dos Barros vai uma vez por semana; em Canal Caveira o médico vai de mês a mês, quando calha, e o Centro de Saúde de Grândola está cheio de carências por falta de médicos e enfermeiros».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *